Snow

O que é a Praeterea?

Ex amicitia pax​

A Præterea é a plataforma do Grupo Ubique para a divulgação de textos sobre o concurso de admissão à carreira de diplomata e outros aspectos do mundo diplomático, sem limitações de formato ou espaço. O debate franco, de papel central na civilização, encontrará, neste probis pateo, um campo receptivo a todos os pontos de vista e orientações políticas.

Criamos a página porque há, nos corredores do Itamaraty e em seus postos no exterior, um corpo infindável de conhecimentos e experiências, exclusivo e impublicado, contudo, que se perde nas memórias. Queremos capturar esse rico conteúdo intelectual e então libertá-lo do Palácio dos Arcos, para que respire novos ares e habite novas mentes.

Os aspirantes à carreira diplomática terão na Præterea uma fonte honesta de opiniões e debates sobre os temas do concurso, sempre sob a perspectiva de um diplomata ou internacionalista de altíssimo nível.

Entendemos que os professores especialistas, por uma lado, transmitem conhecimento de sua área de proficiência sob a ótica acadêmica e da didática, valiosíssimo, portanto, para o entendimento geral de matérias específicas. Os diplomatas, por outro lado, têm a oferecer a sobriedade analítica do conhecimento de causa, já que os temas cobrados em prova são, para nós, parte da nossa experiência cotidiana. São memórias de conversas com colegas, de tarefas cumpridas, de conferências e negociações que testemunhamos e ajudamos a concretizar.

A combinação dessas duas perspectivas entrega ao aspirante à carreira o melhor dos dois mundos. Tudo isso se manifesta tanto no tratamento dos temas relativos à diplomacia quanto na orientação para uma melhor preparação para o concurso, quais sejam, as noções de planejamento, organização, método e técnicas de estudos.

Quer ler tudo da Praeterea?

Deixe seu e-mail e você será avisado a cada novo artigo publicado. Você terá ainda acesso imediato ao guia mais completo já escrito sobre planejamento de estudos: o artigo Tic Tac, parte III, escrito por Marcílio Falcão, exclusivo para assinantes desta lista.

Não fazemos spam. Esta lista é exclusiva para divulgação dos artigos da Praeterea.

Cursos recomendados

 

Prepare-se para o concurso de diplomata com os nossos melhores cursos!

Artigos recomendados

 

Leia os artigos que mais fizeram sucesso no meio cacdista.

Guia de Reprovação para o Concurso de Diplomata (CACD)

Por MARCÍLIO FALCÃO

Ser reprovado no concurso dos sonhos é, para muitos, uma experiência das mais gratificantes. Pense nas várias vantagens de nunca deixar de ser um ceacedista: não precisa trabalhar, é sustentado pela família; tem agenda flexível, acorda ao meio-dia sempre que quer; dispensa compromissos indesejados porque tem que estudar...

LEIA O ARTIGO...

O princípio da especificidade na preparação para o CACD

Por MARCÍLIO FALCÃO

Sérgio Mallandro, ícone do humor da década de 80, conquistou fama principalmente pelas pegadinhas que pregava e pela irreverência de jamais levar nada a sério. Em apresentação de stand-up, há uns quantos anos, Mallandro disse que não comparece mais a funerais. Nos últimos em que marcou presença, não conseguia lidar...

LEIA O ARTIGO...

Tic Tac (parte I)

A frustração da reprovação; o (re)começo dos estudos; expectativas realistas de aprovação e metas de estudo.

Por MARCÍLIO FALCÃO

Há 14 anos tenho participado da preparação de outros candidatos para o CACD. Não é com tanta alegria que revelo estar muito mais acostumado a lidar com a frustração da reprovação do que com a indescritível felicidade dos que passam, que são uma minoria. Entre os reprovados que sequer cheguei a conhecer, decerto há centenas que...

LEIA O ARTIGO...