Snow

Itamaraty, reduto de mestres da persuasão

diplomacia

POR TIAGO ALMEIDA

Cortes reais e comissões de promoção.

Chame-se ‘oratória’, como na antiguidade, ‘influência’ ou ‘persuasão’, como na Psicologia moderna, trata-se de habilidade essencial para o êxito em toda tarefa que envolva a cooperação com outras pessoas e, especialmente, na diplomacia.

O conhecimento de persuasão assumiu muitas formas ao longo dos séculos, mas uma de suas formas mais perenes, própria de sistemas monárquicos, foi como corpo de conhecimento próprio a jovens nobres que, enviados à corte real, buscavam mostrar suas habilidades pessoais e conquistar posições como diplomatas, generais, ministros e outros, uma espécie de concurso público e progressão de carreira que dependia diretamente das boas graças do monarca e de outras personalidades influentes da corte. Embora a noção centralizada desse corpo de conhecimentos tenha desaparecido com a modernidade, ele permanece relevante em estruturas hierárquicas no mundo moderno, como grandes corporações, sistemas de governo e ministérios em que haja progressão orgânica de carreira, como é o caso do Itamaraty.

Como resultado dessa simbiose entre persuasão, carreira diplomática e mecanismo de corte, formou-se no Itamaraty uma cultura peculiar, adequada às limitações e oportunidades da política externa brasileira. O Itamaraty tornou-se um reduto de mestres da persuasão, os embaixadores mais influentes do Ministério.

É natural que haja uma conexão direta entre a diplomacia e a persuasão. Como veremos, a persuasão é essencial para as três atividades tradicionais dos diplomatas: informar, negociar e representar.

Informar

Sentados à frente de seus computadores nas missões diplomáticas e repartições consulares espalhadas pelo mundo, os diplomatas brasileiros escrevem centenas de telegramas por dia, destinados ao Ministério das Relações Exteriores em Brasília, os quais também podem ser retransmitidos automaticamente para outros postos no exterior ou para escritórios de representação em algumas capitais de estados brasileiros. Por sua vez, seus colegas lotados em Brasília analisam as informações recebidas, também elaboram centenas de comunicações telegráficas dirigidas aos postos no exterior, preparam documentos e trocam impressões com seus chefes.

Nesse oceano de informação que circula pelo mundo diariamente, é de se esperar que boa parte não receba a devida atenção. Como resultado, existe esforço de aprimoramento constante da linguagem diplomática, com vistas a assegurar a melhor compreensão possível para a mensagem transmitida. Nesse permanente aprendizado entre gerações de diplomatas, alguns telegramas, pela qualidade de seu teor, tornam-se verdadeiras referências.”

Negociar

O ‘soft power’ tão caro à diplomacia brasileira é pura persuasão

Os avanços recentes da globalização aumentaram muito a complexidade das relações internacionais. Outros países, como os Estados Unidos, lidam com essa situação fazendo contratos temporários com especialistas em setores específicos, como o comércio internacional. Embora a participação de outras áreas do governo em negociações internacionais tenha aumentado, os diplomatas do Itamaraty são responsáveis pela quase totalidade das tratativas entre o governo brasileiro e outros países.

Também nessa área desenvolveu-se uma experiência institucional tão sofisticada quanto a de qualquer outro país, alguns com muito mais recursos que o nosso. Como resultado, comumente se constata que a participação do Brasil nas relações mundiais é maior do que naturalmente seria. O ‘soft power’ tão caro à diplomacia brasileira é pura persuasão.

Representar

Quem já visitou Brasília deve ter notado as placas indicando a presença de embaixadas em diversas áreas da cidade. De fato, Brasília está entre as cidades que sediam o maior número de postos diplomáticos no mundo, mas toda capital nacional tem alguma presença de diplomatas estrangeiros. Esses agentes estrangeiros atuam em sociedade, encontram-se nos mesmos eventos, frequentam muitos dos mesmos lugares. Os diplomatas brasileiros participam dessa comunidade tanto no Brasil quanto no exterior.

Seja participando de eventos oficiais, cooperando em tarefas ou fazendo amizades com colegas de outros países, carregam em suas interações a responsabilidade de representar o país com uma intensidade maior do que a de um turista ou imigrante brasileiro. Também aqui há lições a aprender, tecidas com base em experiências constantes e variadas. 


Tiago Almeida

Diplomata

Tiago Almeida é diplomata de carreira e geógrafo. Segundo-secretário. Membro fundador da Præterea.

Quer ler tudo da Praeterea?

Deixe seu e-mail e você será avisado a cada novo artigo publicado. Você terá ainda acesso imediato ao guia mais completo já escrito sobre planejamento de estudos: o artigo Tic Tac, parte III, escrito por Marcílio Falcão, exclusivo para assinantes desta lista.

Não fazemos spam. Esta lista é exclusiva para divulgação dos artigos da Praeterea.

Cursos recomendados

 

Prepare-se para o concurso de diplomata com os nossos melhores cursos!

Artigos recomendados

 

Leia os artigos que mais fizeram sucesso no meio cacdista.

Guia de Reprovação para o Concurso de Diplomata (CACD)

Por MARCÍLIO FALCÃO

Ser reprovado no concurso dos sonhos é, para muitos, uma experiência das mais gratificantes. Pense nas várias vantagens de nunca deixar de ser um ceacedista: não precisa trabalhar, é sustentado pela família; tem agenda flexível, acorda ao meio-dia sempre que quer; dispensa compromissos indesejados porque tem que estudar...

LEIA O ARTIGO...

O princípio da especificidade na preparação para o CACD

Por MARCÍLIO FALCÃO

Sérgio Mallandro, ícone do humor da década de 80, conquistou fama principalmente pelas pegadinhas que pregava e pela irreverência de jamais levar nada a sério. Em apresentação de stand-up, há uns quantos anos, Mallandro disse que não comparece mais a funerais. Nos últimos em que marcou presença, não conseguia lidar...

LEIA O ARTIGO...

Tic Tac (parte I)

A frustração da reprovação; o (re)começo dos estudos; expectativas realistas de aprovação e metas de estudo.

Por MARCÍLIO FALCÃO

Há 14 anos tenho participado da preparação de outros candidatos para o CACD. Não é com tanta alegria que revelo estar muito mais acostumado a lidar com a frustração da reprovação do que com a indescritível felicidade dos que passam, que são uma minoria. Entre os reprovados que sequer cheguei a conhecer, decerto há centenas que...

LEIA O ARTIGO...