Programas de Mentoria Personalizada para o Concurso de Diplomata (CACD)

OPÇÕES DE CONTRATAÇÃO
PROGRAMA GRATUITO

SEUS MENTORES

Conheça um pouco do curriculum dos mentores do programa.

 

FLIP

Jônathas Silveira

Jônathas Silveira

Co-criador do programa de mentorias do Grupo Ubique, é professor de Política Internacional do Curso de Pós-Graduação em Diplomacia do Grupo Ubique & UniDomBosco e do curso extensivo do Gran Cursos. Graduado em Direito pela UERN. Atua na Política Externa Econômica e Comercial, na área de Comércio Internacional de Bens Agrícolas.

Raquel Naili

Raquel Naili

Graduada em Odontologia pela UNIPLAC e em Direito pela UniCEUB. Mestre em Diplomacia pelo IRBr. No Itamaraty, foi subchefe na Coordenação-Geral de Privilégios e Imunidades; serviu no Consulado Geral do Brasil em Sydney como Chefe do Setor de Promoção Comercial, Turismo e Investimentos e coordenou o Setor Cultural e de Educação pelo Cerimonial, participou da organização de visitas presidenciais, eventos como BRICS, Olimpíadas, Copa do Mundo, Rio+20. Foi chefe adjunta da Coordenação-Geral de Protocolo e atualmente é chefe da Assessoria Internacional na Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel.

Jonas Marinho

Jonas Marinho

Graduado em Direito pela UFC. Especialista em Direito e Relações Internacionais pela UNIFOR. Atua como diplomata na área de relações bilaterais com os Estados Unidos da América.

Alexandre Alvim

Alexandre Alvim

Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Pós-Graduado em Novas Tecnologias e Hipermídia pelo UNI-BH. No Itamaraty, trabalhou na Divisão do Pessoal de 2010 a 2012, à cargo de rotinas administrativas da Secretaria de Estado. No período, também participou no apoio a diversas cúpulas de alto nível, como CALC, CARICOM e Rio+20. Serviu de 2012 a 2020 nos Consulados-Gerais em Nagoya e no Porto, chefiando os Setores de Administração, Consular e de Educação e Cultura. Atualmente, é subchefe da Divisão de Promoção e Negociação de Temas do Agronegócio I.

Clarissa Machado

Clarissa Machado

Graduada em Comunicação Social — Jornalismo pela UFRJ. Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela COPPE/UFRJ. Atua como assessora internacional no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) no Ministério da Economia.

Hugo Lins

Hugo Lins

Segundo-Secretário da carreira diplomática. Condecorado com a Ordem de Rio Branco, grau de Cavaleiro. Graduado em Direito pela UFPE. No Brasil, já atuou no Cerimonial e no Gabinete do Ministro de Estado. No exterior, foi Cônsul-Adjunto do Brasil em Londres e atualmente é Chefe do Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Moscou. É professor de módulo do Política Internacional do Curso de Pós-Graduação em Diplomacia do Grupo Ubique & UniDomBosco.

Riane Tarnovski

Riane Tarnovski

Graduada em Direito pela UFSC. Segunda colocada no ranking do IRBr. Participou do Curso de Formação de Diplomatas Argentinos entre 2018 e 2019. No Itamaraty, trabalhou 4 anos na Divisão de Assuntos Políticos, Institucionais, Jurídicos e Sociais do MERCOSUL. Atualmente está lotada em Genebra, na Missão do Brasil junto à OMC.

Marcílio Falcão

Marcílio Falcão

Membro fundador do Grupo Ubique. Graduado em Jornalismo, iniciou-se na docência há 25 anos e aperfeiçoou-se em planejamento, organização, métodos e técnicas de estudos voltadas para concursos públicos. Primeiro-Secretário da carreira diplomática. Foi subchefe de Pessoal do Ministério das Relações Exteriores, cônsul-adjunto em Barcelona, chefe do setor de Política Externa, Cooperação Técnica, Temas Sociais e Ciência & Tecnologia da embaixada do Brasil no Paraguai e chefe do setor de Administração e do setor Consular na Embaixada do Brasil na Angola.

Bruno Rolim

Bruno Rolim

Graduado em Turismo e Jornalismo pela UFPR. Especialista em Comunicação Esportiva pela PUC-PR. Diplomata, atua na Divisão de América do Sul II no Itamaraty.

Bruna Veríssimo

Bruna Veríssimo

Graduada em Direito pela UFRJ. Diplomata, atua na Divisão de Comunicação Institucional do Itamaraty.

Marina Carrilho

Marina Carrilho

Graduada e Mestre em Administração de Empresas pela USP. Atua como diplomata na Política Externa Multilateral Ambiental, mais especificamente na área de Mudança do Clima.

Douglas Nascimento

Douglas Nascimento

Graduado em Medicina pela UFBA. Mestre em Administração pela UFBA. Doutorando em Filosofia pela UnB. Atualmente reside na França onde faz especialização em Administração Pública Internacional pela École Nationale d'Administration (l'ENA) e cursa Mestrado em Relações Internacionais Europeias pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É professor de Política Internacional do Curso de Pós-Graduação em Diplomacia do Grupo Ubique & UniDomBosco.

Joaquim Morais

Joaquim Morais

Graduado em Direito pela UFRN. Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (LSE). No Itamaraty, trabalhou na Divisão de Contenciosos Comerciais por vários anos, tendo atuado em diversos casos importantes apresentados pelo Brasil na OMC. Atualmente, trabalha na Delegação do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas sediadas em Paris.

O QUE É UMA MENTORIA?

Veja por que estudar de acordo com o princípio da especificidade.

 

A mentoria individual é um serviço individualizado em que você terá reuniões com um diplomata de carreira.

Seu/sua mentor(a), após um diagnóstico inicial, definirá um plano de ação que poderá incluir aspectos relacionados ao planejamento, organização, seleção bibliográfica, métodos, técnicas de estudos, etc.

Os principais benefícios serão a construção de um plano realista e concreto de aprovação, a aceleração da aprendizagem do conteúdo, uma seleção mais pragmática das fontes bibliográficas, a melhoraria na sua capacidade de influenciar a banca examinadora, dominar as competências linguísticas cobradas em prova e desenvolver sua própria narrativa dos temas estudados.

Você tem as opções de contratar uma sessão única de mentoria, em que o mentor tratará de abordar os aspectos específicos direcionados por você, ou um programa de 4 sessões, prorrogável de acordo com as suas necessidades.

O PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE

Você sabe o que leva de fato à aprovação? Veja a seguir o que significa, para o Grupo Ubique, estudar de acordo com as especificidade da prova:

 

Que a verdade seja dita: atividades passivas, meramente expositivas, por si só, não preparam o candidato para os desafios reais enfrentados no momento da prova. Se, por um lado, a exposição a grande volume de informação pode até ser útil na etapa objetiva do CACD, em que é testada a competência de julgar assertivas de acordo com a lógica e com a coerência dos dados, por outro, o mero consumo de material não prepara o candidato para desenvolver a capacidade de expressão, articulação e persuasão sobre o assunto cobrado.

A aprovação no concurso depende, portanto, da apresentação à banca examinadora, por parte do candidato, de uma narrativa própria, interessante e rica em conteúdo, o que só a prática da escrita — alimentada por um arcabouço de conhecimentos, pontos de vista e argumentos de qualidade — pode proporcionar.

Dessa maneira, o objetivo dos estudos é deslocado do mero consumo passivo de informações para a produção ativa e orientada de conhecimento, materializada em seus textos pessoais que narram sua própria versão de cada assunto estudado.

O que aprova, no fim das contas, será o poder de persuasão que seus textos conseguirão aplicar sobre a banca examinadora, e é melhor desenvolvê-lo desde já, com a prática de atividades análogas aos desafios reais da prova!

OPÇÕES DE CONTRATAÇÃO

EIXOS DE TRABALHO

Conheça alguns dos possíveis eixos de abordagem que podem ser priorizados no programa de mentoria. Seu mentor vai te ajudar a encontrar as soluções para os problemas abaixo.

 

Montar seu planejamento de estudos

Qual o momento certo para estudar cada matéria? Vale a pena estudar todas as matérias ao mesmo tempo, desde o início? E os idiomas? Em que momento e como devo estudar o francês e o espanhol? Qual o momento ideal para fazer questões e simulados?

Diagnóstico: traçar seu perfil e corrigir vícios

Você já tem uma formação específica em alguma das matéria que permite estudar menos para ela? É iniciante ou avançado nos idiomas? Tem mais facilidade com provas discursivas ou objetivas?

Organizar seu cronograma e desenvolver o hábito de estudo

Você estuda todas as matérias todos os dias? Faz ciclo de horas de estudo por matérias, ou prefere estudar uma matéria só por dia? Em que momento lê jornais, escreve, lê os livros ou faz os exercícios? Estuda nos fins de semana? Por quê (não)?

Definir uma seleção bibliográfica otimizada

Você sabe quais livros deve estudar para cada matéria? Será que essa lista não é longa demais, talvez até irreal?

Seu orientador definirá um plano de leituras com base nas fontes bibliográficas mais eficientes.

Desenvolver Técnicas de estudo

O programa de mentoria vai demonstrar como aplicar as técnicas de preferência de seu/sua mentor(a) no momento e no contexto em que elas produzem o melhor efeito, sempre à luz do princípio da especificidade.

Melhorar seu texto!

Não basta ter a capacidade de reter grande quantidade de informações. O candidato precisa tecer uma narrativa convincente e interessante dos temas estudados. Seu(ua) mentor(a) vai ajudar você a dominar a linguagem da redação diplomática e a seduzir a banca examinadora do CACD por meio de seu texto.

Treinar a resolução de questões!

Você resolve questões de prova desde o início do ciclo? Qual a melhor maneira de resolver questões? O que muda na forma como você estuda as questões quando a prova se aproxima? Como você faz para medir seu nível de retenção dos assuntos e saber se está pronto(a) para avançar ao mesociclo seguinte?

Como começar do zero!

Nutra desde o começo de sua preparação as boas práticas relacionadas aos estudos. Evite desenvolver vícios que vão te atrasar, no longo prazo. Seu mentor vai ajudar você a sair da inércia tão comum ao iniciante nos estudos para o CACD.

Depoimentos

Veja o que os alunos da mentoria disseram do programa.

 

Depoimentos
Vejo possibilidade em me preparar de forma específica (princípio da especificidade) sem perder tempo, ou mesmo investir um recurso altíssimo em cursinhos que despejariam conteúdo em minha cabeça, mas não me ajudariam a trabalhar com este conteúdo de forma que eu possa passar no CACD. Impressionante como os métodos e técnicas tornam a aprendizagem e a fixação do tema mais fluido. Em específico estou deslumbrado com o mapa mental, realmente fascinante! Muitíssimo obrigado!

Aureliano Junior

Eu agradeço a vocês três, caros mentores, pelos ensinamentos e por me ajudar a conduzir meus estudos de forma pragmática uma vez que me via muito perdido nesses quase três anos que venho estudando. Agora vejo um caminho muito mais nítido pela frente. Vocês estão no meu coração e quero muito um dia poder dar um abraço e agradecer pessoalmente cada um de vocês.

Walter Luís C. da Silva

Maior confiança e gratidão. O grupo de mentoria oferecido pelo Ubique não apenas me ajudou a refletir sobre os erros e acertos de minha preparação, mas também me armou com maior confiança e discernimento diante do desafio que é o CACD. O compartilhamento de experiência que Marcílio, Hugo e Jônathas proporcionaram serviram ainda de motivação ao mostrar, de forma estruturada, que diferentes abordagens, vivências e origens podem levar à tão sonhada aprovação. Sou imensamente grato aos três pelos ensinamentos (muitos dos quais ainda estou processando), e saio da mentoria com maior convicção de perseguir a carreira diplomática.

Giovane Vasconcelos Cella

Desde seu começo, a mentoria do Grupo Ubique me tornou mais seguro sobre minha preparação. Um mentor com indiscutível experiência no concurso ajuda a eleger método, metas e perspectivas mais coerentes para a realidade de cada candidato. Também a aplicação do princípio da especificidade, que guia a própria mentoria, confere à preparação maior consistência e mais precisão. Devo muito da minha evolução à mentoria do Grupo Ubique, que me permite enxergar com mais clareza minhas lacunas e entender quais métodos de estudo são mais pertinentes à minha preparação.

Assis Vieira Bisneto

A Mentoria do Grupo Ubique é fundamental para a preparação de quem almeja ser Diplomata. Faz toda a diferença ser orientado por quem passou pelo mesmo processo e conquistou a vaga. Os Mentores são pontuais nos temas abordados, o que nos mostra a perspectiva de forma prática. Os recursos disponibilizados, o conteúdo e a metodologia empregada na Plataforma Ubique são de ótima qualidade, o que otimiza os estudos. A palavra excelência define a equipe do Grupo Ubique.Sabe aquela pergunta de infância "o que você quer ser quando crescer?", eu sempre dizia "trabalhar no MRE". Hoje, depois da Mentoria, estou mais motivada a dizer "Sou Diplomata e trabalho no MRE".

Thatyane Macedo

Perguntas & Respostas

Caso não encontre o que deseja saber, pergunte-nos por WhatsApp ou pelo chat.

 

Opções de contratação

Há duas modalidades de contratação: por sessão avulsa ou por grupo de sessões.

mentoria com diplomata

4 SESSÕES

R$ 1.489,00

Pague em até 3 x R$ 511,00.

mentoria com diplomata

SESSÃO ÚNICA

R$ 489,00

Pague em até 3 x R$ 168,00.

mentoria com Marcílio Falcão

(Reta Final)

R$ 689,00

Pague em até 3 x R$ 237,00.

SESSÃO ÚNICA

Outros Cursos

Conheça outros programas de sucesso do Grupo Ubique. Melhore sua competitividade para a prova com a experiência de um corpo docente especializado no CACD.

 

VEJA TODOS OS CURSOS

Quer ter acesso a dezenas de aulas gratuitas?

Inscreva-se para ter acesso gradual a mais de 100 horas de conteúdo de aulas de História, Economia, Direito, Política Internacional e dos idiomas estrangeiros.

Você terá acesso ao conteúdo à medida que as aulas forem produzidas. Você será avisado por e-mail da liberação de novas aulas.