Curso Definitivo de História do Brasil para o Concurso de Diplomata (CACD)
Tenha a serviço da sua aprovação uma equipe de cerca de 30 renomados professores doutores em História, sob a coordenação de Jorge Ferreira, autor da série de 5 livros O Brasil Republicano, no curso mais ambicioso de História do Brasil para o concurso de diplomata já criado!
QUERO ESSE CURSO COMPLETO!APRESENTAÇÃO DO CURSO
Tenha uma Preparação Blindada com Curso Mais Ambicioso já Criado para o CACD!
Eu sei o quanto vale seu tempo!
Sei que você já viveu a frustração de se matricular em um curso preparatório que — apesar da boa ou ótima qualidade — traz uma carga horária excessiva.
Você mal começou a já sabe que não vai terminar o curso. Dinheiro e tempo no lixo.
Pior: se tenta consumir tudo aquilo em um ano (o prazo de acesso praticado no mercado), acaba sacrificando o tempo que deveria ser distribuído entre todas as matérias.
Nossa atenção está cada vez mais disputada. Não temos mais paciência e tempo para aulas de 2 ou 3 horas.
Você não tempo a perder com excesso de aulas, leituras vagas e métodos de preparação pouco específicos para desenvolver as competências linguísticas e de conteúdo que a prova realmente cobra.
Eu sei do que você precisa!
Você precisa de um programa que traga a excelência de um corpo docente aliada a um método de preparação que incorpore as especificidades da prova e tire proveito das novas tecnologias de Inteligência Artificial para promover um ambiente de aprendizado que você consiga não só aproveitar o conteúdo do curso, mas sobretudo desenvolver ao máximo o seu potencial de aprendizagem e reprodução do conteúdo.
Agregue a tudo isso um acompanhamento pedagógico individualizado, que vai ajudar inclusive a construir seu caderno de estudos, um tutor de tira-dúvidas 24/7, exercícios e questões com correções personalizadas infinitas e o prazo de 4 anos para aproveitar tudo isso, e você tem a fórmula do sucesso para a aprovação no CACD!
O que estou te oferecendo
Primeiro, um corpo docente composto inteiramente por doutores, autores de obras de destaque na historiografia brasileira! Se você já teve algum professor de História, ele certamente foi ou é aluno deles. A construção do curso foi coordenada pelo renomado professor Jorge Ferreira, autor da famosa série de 5 livros O Brasil Republicano.
Há, inclusive, dois embaixadores que ministram aulas acerca de temas de História da Política Externa Brasileira. Um projeto desta envergadura é inédito no mercado de preparação para o CACD!
Segundo, o curso é tão longo quanto ele precisa ser. Com carga-horária prevista de 50 horas, os professores abordam conteúdos em relação ao que já foi ou poderia ser cobrado na prova, jogam luz sobre controvérsias historiográficas e exploram com maior profundidade os tópicos mais recorrentemente abordados pelas bancas passadas.
As aulas, nesse sentido, não são mera reprodução de conteúdo constante da bibliografia, mas sessões de curadorias estratégicas, que refinam seu entendimento sobre as complexidades da matéria.
Os enfeites, que são as datas, nomes, números e outros dados memorizáveis podem muito bem residir nos livros que serão indicados como material de suporte às aulas.
A Inteligência Artificial e seu ecossistema de aprendizado
Você terá à sua inteira disposição um tutor virtual, movido a Inteligência Artificial, que foi treinado com vasto conhecimento contido na bibliografia oficiosa do concurso, e com o próprio conteúdo das aulas.
Ele tirará suas dúvidas, criará questões objetivas e discursivas, produzirá textos de aprofundamento sobre o tema que você indicar, fará correções personalizadas de suas respostas, oferecerá exercícios de fixação das aulas, e muito mais.
É a revolução da IA a favor de sua aprovação desde o primeiro dia do curso.
Como você vai aprender melhor
Sabemos que o maior desafio do estudo de longo prazo é não só o consumo de grande volume de conteúdo, mas sobretudo a retenção dele. À medida que avançamos nos itens do edital, aquilo que ficou para trás, se não tivermos um método eficiente de revisão, perde-se na memória e no tempo.
Por isso, você conta, já no início do curso, com uma aula estratégica oferecida por mim, Marcílio Falcão, em que você aprender os fundamentos da neurociência para aprender até 100% do que estuda e a construir e organizar seu material de estudos e revisão. Incrível, não é?
Para facilitar sua vida, você receberá uma página estruturada no Notion, em que você pode consolidar suas anotações por macrotemas, temas e tópicos da matéria, além de criar cartões de revisão do contéudo.
E, caso precise de uma atenção individualizada, basta marcar um horário com nossa coordenadora pedagógica, doutora em Educação, que vai lhe passar as melhores recomendações de como aproveitar o curso da melhor maneira.
É hora de pegar a vaga que é sua!
Com o Ubique, você jamais estará sozinho!
Marcílio Falcão, diplomata e fundador do Grupo Ubique.
APROVEITE OS
Diferenciais deste Curso
Veja por que não há outro curso mais preparado do que o Ubique para construir junto com você o seu projeto de aprovação como diplomata!

Peso do Corpo Docente!
São 26 professores doutores em temas relacionados à História do Brasil. Cada um é referência acadêmica no tema que leciona no curso. O conjunto do corpo docente tem dezenas de obras publicadas. Se você já teve um professor de História, ele certamente já foi aluno do nosso corpo docente!

Coordenação do Curso
O curso é simplesmente coordenado pelo renomado professor Jorge Ferreira, autor da série O Brasil Republicano. Também é professor do curso, ministrando aulas sobre diversos tópicosdo Brasil Republicano, período de sua especialidade.

Participação Especial de Diplomatas Renomados
Aulas especiais ministradas pelos embaixadores Luis Claudio Villafañe, autor de Juca Paranhos, o Barão do Rio Branco; e Fernando de Mello Barreto, autor de Os Sucessores do Barão.

Simulados, Exercícios e Correções Personalizadas Infinitas
Com uma ferramenta de IA ao seu inteiro dispor gratuitamente, escolha qualquer tópico para criar questões objetivas, discursivas, exercícios de fixação infinitamente, e ainda por cima receber as correções personalizadas de suas respostas!

Acompanhamento Pedagógico
Se precisar de uma atenção individualizada, reuna-se com nossa coordenadora pedagógica, doutora em Educação, para receber dicas de como tirar melhor proveito do curso. Além disso, você participa da Rede de Apoio à Saúde Mental com encontro quinzenais, com grupo de Whatsapp de colegas que se apoiam durante a preparação.

Caderno de Estudos Estruturado no Notion
Receba uma estrutura de caderno de estudos construído com base não só nos pontos do edital, mas também dos temas que foram recorrentemente cobrados na prova e economize um esforço e um tempo absurdos! A ferramenta traz ainda uma proposta de cronograma de estudos por macrotema.

Ferramenta de Tira-Dúvidas 24/7
Criamos uma ferramenta de IA alimentada com todo o conteúdo do curso e vasta bibliografia de referência para atuar como o seu tutor pessoal! Traga o poder da Inteligência Artificial para os seus estudos: tire dúvidas, converse sobre os temas que estudou, peça explicações simplificadas ou avançadas do conteúdo!

Fórum de Debate
Participe de comunidade de debates e troca de experiências entre os demais alunos do curso. As comunidades são ótimas para a organização de grupos de estudo, troca de experiências e convívio social. Haverá ainda eventos especiais como seminários e experiências em grupo coordenadas pela comunidade de alunos.

Você Aprende a Estudar!
Você não é simplesmente exposto ao conteúdo: você aprende a estudar! Conte com uma aula inicial, ministrada por Marcílio Falcão, que vai lhe dar recomendações especiais de como tirar o máximo proveito das aulas expositivas. Além de melhorar a qualidade de suas anotações, vai melhorar sua capacidade de reter o conteúdo.

Domine Todo o Edital
O curso é completo: abrange todos os tópicos cobrados no edital e em provas passadas! Complementado com a bibliografia recomendada, você não precisará de outros cursos. O conteúdo é suficiente tanto para alunos iniciantes quanto para os avançados, que querem complementar conhecimentos prévios obtidos em outros cursos.

Diferencial Competitivo
Se você já fez algum curso de História do Brasil, por melhor que seja, gratuito ou pago, você precisa de um diferencial competitivo. O peso do corpo docente, a solidez da proposta pedagógica e as ferramentas oferecidas pelo curso do Ubique trarão o algo a mais que você precisa para superar seus concorrentes na prova de História do Brasil.

4 Anos de Acesso
Isso mesmo! O Ubique é o único curso que lhe dá 4 anos de acesso ao conteúdo, com visualizações ilimitadas. Você ainda recebe atualizações do contéudo, se houver, ano a ano.
Pode procurar à vontade na concorrência: ninguém oferece melhores condições de acesso!
CONHEÇA A FUNDO A
Ementa do Programa
Veja a seguir o programa completo de cada módulo do curso. Clique no símbolo "+" para ver mais detalhes e a relação das aulas de cada módulo.
MÓDULO INICIAL: Como construir suas anotações e aprender melhor
MÓDULO 1: O Período Colonial (1500-1808)
MÓDULO 2: O Brasil Imperial (1808-1889)
MÓDULO 3: O Brasil Republicano (1889-2000)
DESTAQUE-SE DA CONCORRÊNCIA!
Estude com os Professores dos Professores!
Jogue ao lado de um time de quase 30 doutores em História e autores de obras de relevo para a historiografia do Brasil a favor da sua aprovação! Extraia o máximo dos recursos de Inteligência Artificial oferecidos no curso e supreenda-se com uma aprovação acelerada no concurso de diplomata!
QUERO ESTUDAR COM OS MELHORES!LEIA ALGUNS
Depoimentos de Alunos
Veja o que os queridos alunos do Grupo Ubique dizem a respeito dos nossos cursos extensivos e programas de mentoria.

Jon Doe
Lorem ipsum dolor sit amet, metus at rhoncus dapibus, habitasse vitae cubilia odio sed.

Jane Doe
Lorem ipsum dolor sit amet, metus at rhoncus dapibus, habitasse vitae cubilia odio sed.

Jim Doe
Lorem ipsum dolor sit amet, metus at rhoncus dapibus, habitasse vitae cubilia odio sed.
FAQ
Perguntas Frequentes
Veja abaixo as perguntas mais frequentes que temos recebido dos interessados no curso.
Quem são os professores do curso?
Qual o método de estudo recomendado pelo curso?
O curso cobre todos os tópicos do edital do CACD?
Como funciona o caderno de estudos no Notion?
Qual a carga horária total do curso?
Quando começam as aulas do curso?
Há suporte pedagógico ao longo do curso?
O que é o Tutor Virtual de IA e como ele funciona?
Como funciona o acesso aos simulados e exercícios? É verdade que terei exercícios e questões infinitas?
Como funcionam as correções personalizadas?
Quanto tempo tenho acesso ao conteúdo do curso?
O curso possui algum tipo de comunidade ou fórum?
VOILÀ NOSSO
Corpo Docente
Conheça abaixo a equipe de peso que compõe o corpo docente do curso de História do Brasil que vai transformar sua preparação para o CACD.

Prof. Dr. Jorge Ferreira
Doutor em História Social pela USP e professor da UFF. Autor da série de 5 livros O Brasil Republicano; O imaginário trabalhista: Getulismo, PTB e cultura política popular (1945–1964); A Democracia no Brasil. 1945-1964; João Goulart, uma Biografia; Prisioneiros do Mito: Cultura e Imaginário Político dos Comunistas no Brasil (1930-1956); Nacionalismo e Reformismo Radical. 1945-1964 - Volume2; O populismo e sua história: Debate e crítica; entre outros. É Coordenador-Geral do curso de História do Brasil do Grupo Ubique.

Prof. Dr. Américo Freire
Doutor em História Social pela UFRJ e Pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e professor da Escola de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais e pesquisador do CPDOD-FGV. Autor de Uma Capital Para a República; História em Curso. O Brasil e Suas Relações com o Mundo Ocidental; Democracia brasileira em Foco; Historiografias Portuguesa e Brasileira no Século XX, entre outros.

Profa. Dra. Andrea Casa Nova Maia
Doutora em História Social pela UFF e professora do Instituto de História da UFRJ. Autora/organizadora de História oral e direito à cidade: Paisagens urbanas, narrativas e memória social; História oral e movimento social: Narrativas públicas; Independências e Modernismos: Outras Modernidades no Brasil Republicano; Brasil República Podcast; Outras histórias - ensaios de história social; Sobre Paisagens, Memórias e Cidades; entre outros.

Prof. Dr. Antonio Carlos Jucá
Doutor em História Social pela UFF e professor do Instituto de História da UFRJ. Autor/organizador de Histórias de elites no antigo regime nos trópicos; Monarquia Pluricontinental e a Governança da Terra no Ultramar Atlântico Luso: Séculos XVI-XVIII; Arquivos Paroquiais e História Social na América Lusa; As Múltiplas Faces da Escravidão; Ramificações Ultramarinas: Sociedades Comerciais no âmbito do Atlântico Luso – Século VXIII; Na Encruzilhada do Império - Hierarquias Sociais e Conjunturas Econômicas no Rio de Janeiro (c.1650 - c.1750); entre outros.

Prof. Dr. Carlos Gabriel Guimarães
Doutor em História Econômica pela USP e professor do Instituto de História da UFF. Autor/organizador de A presença britânica no Império do Brasil; A Presença Inglesa nas Finanças e no Comércio no Brasil Imperial; Crédito e Descrédito: Relações Sociais de Empréstimos na América - Séculos XVIII ao XX; entre outros.

Profa. Dra. Célia Cristina da Silva Tavares
Doutora em História Social pela UFF e professora do Departamento de História da UERJ. Autora de Hierarquias, Raça e Mobilidade Social e Jesuítas e inquisidores em Goa.

Profa. Dra. Daniela Buono Calainho
Doutora em História Social pela UFF e professora do Departamento de História da UERJ. Autora/organizadora de História medieval do Ocidente; Metrópole das Mandigas, Religiosidade Negra e Inquisição no Antigo Regime; Agentes da Fé Familiares da Inquisição Portuguesa no Brasil Colonial; Caminhos da intolerância no mundo ibérico; Série História.doc do 7º e 8º anos.

Profa. Dra. Elisa Fruhauf Garcia
Doutora em história pela Universidade Federal Fluminense, onde é professora de história da América colonial desde 2009. Autora de As diversas formas de ser índio : políticas indígenas e políticas indigenistas no extremo sul da América portuguesa.

Prof. Dr. Filipe Queiróz de Campos
Doutor em História pela UFJF e professor substituto da mesma Universidade. Autor de Os informantes de Getúlio Vargas e a política externa brasileira (1930-1945); e Diplomacias Secretas: O Brasil na Liga das Nações.

Prof. Dr. Fernando de Mello Barreto
Doutor em Direito pela University of Connecticut e Embaixador da carreira diplomática. Autor de Os Sucessores do Barão (2 volumes); A Politica Externa Após a Redemocratização.

Profa. Dra. Giselle Martins Venâncio
Doutora em História Social pela UFRJ e professora do Instituto de História da UFF. Autora de Histórias no Singular: Textos, Práticas & Sujeitos; Métisse Scientificité: Gilberto Freyre selon trois lecteurs français; Oliveira Vianna entre o espelho e a máscara.

Profa. Dra. Hevelly Ferreira Acruche
Doutora em História Social pela UFF e professor do Departamento de História da UFJF. Autora de História da américa: percursos e investigações; A fronteira e as gentes: diplomacia, lealdades e soberanias no extremo sul da América ibérica (1750 – 1830); Trabalho e trabalhadores no Brasil: experiências, deslocamentos, modalidades e resistências.

Prof. Dr. Humberto Fernandes Machado
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é Professor do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: estado imperial, crise do escravismo e abolicionismo, imprensa e intelectuais, reformas urbanas no Rio de Janeiro. Autor de História do Brasil de terra ignota ao Brasil atual, entre outros.

Profa. Dra. Janaína Martins Cordeiro
Doutora em História Social pela UFF e professora do Instituto de História da UFF. Autora de Direitas em movimento: a campanha da mulher pela democracia e a ditadura no Brasil; Ditadura em Tempos de Milagre: Comemorações, Orgulho e Consentimento; O país do futuro: modernidade, modernização e imaginário coletivo no Brasil republicano; Diálogos historiográficos: Memória, história e tempo presente no Brasil e na Argentina; A ditadura aconteceu aqui: A história oral e as memórias do regime militar brasileiro, entre outros.

Prof. Dr. Jayme Fernandes Ribeiro
Doutor em História Social pela UFF e professor da Universidade Salgado de Oliveira. Autor de Ensino de história: usos do passado, memória e mídia.

Prof. Dr. Jonis Freire
Doutor em História pela UNICAMP e professor do Instituto de História da UFF. Autor de Raça, Gênero e Classe: Trabalhadores(as) livres e escravizados(as) no Brasil; Escravidão e família escrava na zona da mata mineira oitocentista; Formas de Liberdade: Gratidão, Condicionalidade e Incertezas no Mundo Escravista nas Américas; Crédito e Descrédito: Relações Sociais de Empréstimos na América - Séculos XVIII ao XX; Escravidão e Cultura Afro-brasileira: Temas e Problemas em Torno da Obra de Robert Slenes.

Prof. Dr. Luis Claudio Vilafañe
Doutor em História pela UnB e Embaixador do Ministério das Relações Exteriores. Atualmente chefe do Escritório de Comercial do Brasil em Taipé/Taiwan. Autor de O Brasil entre a América e a Europa: o império e o interamericanismo (do congresso do Panamá à conferência de Washington); Juca Paranhos, o Barão do Rio Branco; O evangelho do barão; O dia em que adiaram o Carnaval: Política externa e a construção do Brasil, entre outros.

Prof. Dr. Marcello Basile
Doutor em História Social pela UFRJ e professor do IM/UFRRJ. Autor de Às armas, cidadãos!: Panfletos manuscritos da independência do Brasil (1820-1823); A Politização das Ruas: Projetos de Brasil e Ação Política no Tempo das Regências: Volumes A e B.

Profa. Dra. Maria Fernanda Bicalho
Doutora em História Social pela USP e professora da UFF. Autora de O Antigo Regime nos trópicos: A dinâmica imperial portuguesa; Cidade, sociabilidade e patrimônio: as capitais no império português e no Brasil; A Cidade e o Império. O Rio de Janeiro no Século XVIII; 1680-1720: O Império deste Mundo.

Prof. Dr. Ronaldo Vainfas
Doutor em História Social pela USP e professor da UFF. Autor de A heresia dos índios: Catolicismo e rebeldia no Brasil colonial; Trópico dos pecados; Jerusalém colonial; Brasil de todos os santos (Descobrindo o Brasil); Antonio Vieira; História.doc 6º, 7º e 8º anos; Selvagens Bebedeiras: álcool, Embriaguez e Contatos Culturais no Brasil Colonial (séculos XVI - XVII); Novos Domínios da História; História - Volume Único; Dicionário do Brasil imperial; America 1492 - Encontro Ou Desencontro?; entre outros.

Profa. Dra. Sheila de Castro Faria
Doutora em História Social pela UFF e professora da UFF. Autora de Colônia em movimento; A Colônia Brasileira. Economia e Diversidade; Viver e Morrer no Brasil Colônia; Mão de Luva e as Novas Minas de Cantagalo - Ouro, indígenas e conflitos na capitania do Rio de Janeiro; História.doc 6º, 7º, 8º e 9º anos; Conecte. História - Volumes 1, 2 e 3; A economia colonial brasileira (Séculos XVI-XIX); Egressos do Cativeiro; entre outros.

Profa. Dra. Surama Sá Conde Pinto
Doutora em História Social pela UFRJ e professora do IM/UFRRJ. Autora de Só Para Iniciados...: o Jogo Político na Antiga Capital Federal.

Prof. Dr. Vitor Izecksohn
Doutor em História pela University of New Hamphsire e professor do Instituto de História da UFRJ. Autor de Estados Unidos: uma história; Duas Guerras na América: Raça, Cidadania e Construção do Estado nos Estados Unidos e Brasil (1861–1870); O Cerne da Discórdia: a Guerra do Paraguai e o Núcleo Profissional do Exército Brasileiro; Nova Historia Militar Brasileira.

Prof. Marcílio Falcão Cavalcanti Filho
Diplomata do Ministério das Relações Exteriores. Fundador do Grupo Ubique, professor, orientador e especialista em técnicas, planejamento e método de estudos aplicados ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.
Quer Ganhar uma Apostila de Estudos sobre Colônia?
Inscreva-se para receber uma apostila completa de estudos sobre O Período Colonial do Brasil.