O que é a Ubwiki?

A Ubwiki é seu novo ambiente de estudos. É uma ferramenta aberta de construção colaborativa dos conhecimentos necessários para aprovar no CACD e de organização de seus estudos.

A Ubwiki reúne uma série de ferramentas que ajudarão a:

  • Colaborar

    Construa, de maneira colaborativa, textos-base para todos os tópicos do edital. Os textos devem reunir toda a informação necessária para dominar o conteúdo do assunto e consolidar sua própria versão do tema.

  • Organizar seus estudos

    Tenha acesso, em uma só página, a referências de estudo, aulas gratuitas, links complementares, questões de prova e suas anotações privadas sobre o verbete acessado.

  • Estudar e anotar

    Use a ferramenta de anotações privadas para guardar os trechos mais importantes, organizar sua compreensão do tema e redigir resumos ou redações sobre o verbete.

  • Debater

    Participe dos fóruns específicos sobre cada verbete.

  • Relacionar

    Amplie suas conexões mentais sobre os assuntos estudando da forma mais específica e eficiente: escrevendo!

  • Ver vídeos e aulas

    Tenha acesso a recomendações de vídeos e aulas gratuitas feitas por professores e usuários.

FAQ

  • Quem pode editar os artigos? Sou notificado se alguém altera uma versão de um texto público que eu escrevi?

    Qualquer usuário do Grupo Ubique pode alterar os verbetes públicos. Há também um campo de anotações privadas em cada verbete, a que, obviamente, apenas o usuário tem acesso.

    Todas as modificações dos verbetes públicos ficam salvas em uma página de histórico das versões, que pode ser acessada sempre.

  • Isso significa que qualquer pessoa pode editar os verbetes que escrevi? E se removerem alguma parte importante ou piorarem o texto?

    Os usuários podem alterar apenas a versão pública dos verbetes. Esse é um dos valores principais da ferramenta: o conteúdo é construído com base na síntese das visões e conhecimentos de cada colaborador, baseados, por sua vez, em diversas fontes de dados. De qualquer maneira, caso alguma informação que tenha inserido no verbete e que considere relevante seja apagada, você sempre poderá resgatá-la acessando a página de históricos do artigo. Suas anotações e textos pessoais, por outro lado, sequer podem ser lidos por outros usuários, muito menos modificados.

  • O que ocorre com as versões anteriores dos verbetes públicos, uma vez editados por outro usuário?

    O sistema salva automaticamente todas as versões dos verbetes. Você terá acesso, sempre que precisar, a essas versões antigas.

  • Quem vai corrigir os textos e zelar pela qualidade da linguagem e verificar a veracidade das informações?

    Todos nós usuários! Esse é o poder da ferramenta: a informação quer ser livre, pertencer a todos! Sinta-se à vontade para melhorar qualquer texto, corrigir a gramática, adequar a precisão do vocabulário empregado ou enriquecer os dados fornecidos por outros colaboradores.

  • Por que devo usar a Ubwiki diariamente?

    Escrever é a melhor forma de estudar. Além disso, o princípio da especificidade determina que temos que estudar da forma exata como seremos cobrados. Escrever sobre os temas de prova é o método mais adequado às especificidades do CACD, um concurso cuja aprovação depende sobretudo da habilidade de redigir textos ricos em conteúdo, expressivos, com boa argumentação e dotados da linguagem esperada pela banca.

  • Como posso aproveitar da melhor forma as ferramentas da Ubwiki?

    1) Participe da criação, mesmo que do zero, de um verbete público. Escolha um tema que foi objeto de estudo recente e dedique-se a produzir uma versão simples, mas que contenha vários aspectos relacionados ao tema. Escrever para que outra pessoa leia é diferente de fazer anotações pessoais. Considerar a existência de um potencial leitor durante seu esforço de redação do verbete trará reflexos benéficos na forma do texto, análogos à situação real de prova, quando passará pelo crivo de um examinador.

    2) Crie anotações privadas sobre cada verbete. Aproveite esse espaço para reunir toda informação coletada tanto nos verbetes da Ubwiki quanto nas fontes de estudos consumidas. Use o espaço como um organizador de suas informações.

    3) Com base nas informações que você colecionou, construa sua própria versão do verbete, usando a ferramenta de anoções privadas. Escreva uma espécie de apostila sobre o assunto, seguindo o modelo sugerido no módulo 2 do programa de orientação do Grupo Ubique. O texto deve evoluir com o tempo. Cada visita, além de uma oportunidade de revisão e de enriquecimento do conteúdo do texto, de refinamento de sua compreensão particular do assunto e de melhoria da qualidade da linguagem empregada.

    4) Sempre que estudar novamente um assunto sobre o qual já escreveu na Ubwiki, retorne à página do tema e faça novas adições de informação.

  • Existe algum método de estudos recomendado? Por onde devo começar?

    O ideal é que você tenha um plano de estudos antes de começar o uso da plataforma. Uma bibliografia mínima é suficiente. A vantagem da ferramenta é que ela pode ser usada desde o primeiro dia dos estudos. Após estudar o primeiro capítulo de um determinado livro, por exemplo, você pode acessar o verbete relacionado ao tema estudado e contribuir com novas informações à versão pública, bem como fazer seu próprio resumo do conteúdo usando a ferramenta de anotações privadas. O mesmo se aplica às aulas assistidas. Use as aulas de seu cursinho como insumo para enriquecer tanto os verbetes públicos quanto sua versão privada.

  • Vocês esqueceram os idiomas estrangeiros? Por que fariam essa maldade com os usuários?

    O estudo dos idiomas, dadas as suas especificidades, fará parte de outro projeto do Grupo Ubique, a ser anunciado em breve.

Programa de voluntários Ubique!

Informe seu e-mail para se inscrever no programa de voluntários especiais do Grupo Ubique e participar do desenvolvimento de novas ferramentas e serviços voltados para acelerar o tempo de aprovação.