EM JULHO DE 2022

Curso de Direito Internacional Público e Direito Interno para o Concurso de Diplomata (CACD)

TENHO INTERESSE!

PROFESSOR DO CURSO

Conheça um pouco do curriculum do professor e diplomata Paulo Fernando Pinheiro Machado.

 

Paulo Fernando Pinheiro Machado é diplomata, jurista, historiador e escritor.

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (UNICURITIBA) e pela Inns of Court School of Law da Universidade de Londres. Possui Pós-Graduação em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (IRBr) e Mestrado em Direito (LLM) pela Universidade de Londres.

Durante sua carreira na diplomacia, desenvolveu uma vasta experiência com questões internacionais de alta complexidade, tendo ocupado os cargos de Encarregado de Negócios do Brasil nas Embaixadas de Praga e Copenhague e de Chefe do Setor Político na Embaixada em Estocolmo.

Na área jurídica internacional, Paulo Fernando é barrister (unregistered), na Inglaterra e no País de Gales, pela Honourable Society of Gray’s Inn, além de Membro do Baltic Exchange, da London Maritime Arbitrators Association (LMAA) e da International Law Association (ILA). Como árbitro internacional, é Fellow do Chartered Institute of Arbitrators (FCIArb) e Árbitro da Court of Arbitration for Art (CAfA), na Holanda.

Como advogado, no Brasil, é Vice-Presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro e Membro da Comissão de Direito Internacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), além de Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB/PR e Membro Honorário da Comissão Especial de Direito Marítimo e da Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS.

Como escritor, publicou três livros: “Centelhas de Tempestade: a diplomacia em um mundo em transformação” (Ed. Saraiva), “Idéias e Diplomacia: o Visconde do Uruguai e o nascimento da política externa brasileira. 1849-1852” (Ed. Lisbon Press) e “Linha de Água” (Ed. Só Livro Bom). Paulo Fernando também é Revisor Editorial do Global Journal of Comparative Law, na Holanda, e Colunista do Jota, no qual assina a tag semanal “Diários de um Diplomata”.

Tem 17 anos de experiência docente. Lecionou em diversos cursos e Universidades no Brasil e no exterior. Foi professor visitante de História Diplomática na Universidade de Copenhague e de Direito Internacional na FACEL. Lecionou também no curso de Arbitragem Internacional na Escola de Negócios da UNIVALI.

Atualmente é professor de Direito Internacional Público no curso de Pós-Graduação em Diplomacia na UNIDOMBOSCO, Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Constituição, Empresa e Mercado" (GECEM) da UNB e Perito do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha do Brasil (CEPE-MB).

Link para a página de autor na Amazon: https://www.amazon.com.br/Paulo-Fernando-Pinheiro-Machado/e/B0981LDD97/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1

Link para a coluna “Diários de um Diplomata”, no Jota: https://www.jota.info/autor/paulo-fernando-pinheiro-machado

BENEFÍCIOS DO CURSO

Veja algumas ferramentas que estamos preparando para você ficar mais competitivo para a prova de Direito Internacional!

 

Aulas sobre todo o edital

O professor abordará com a profundidade necessária todos os temas cobrados no edital da matéria.

Compilação de questões

Fizemos uma compilação especial de questões objetivas e discursivas de provas anteriores segmentadas por temas.

Estatísticas dos temas

Tenha uma visão clara de quais foram os macrotemas mais cobrados nas edições passadas do concurso e priorize seus estudos.

Sugestões bibliográficas

Sugestões bibliográficas detalhadas para cada tema do edital. Aprofunde seus conhecimento após as aulas e as questões.

Cursos Disponíveis

Aproveite, por enquanto, os cursos Ubique que já estão disponíveis.

 

VEJA TODOS OS CURSOS DISPONÍVEIS

Quer melhorar seus estudos de Direito Internacional?

Inscreva-se para receber dicas de estudo especiais, com sugestões bibliográficas detalhadas, acesso a aulas exclusivas, estatísticas do peso de cada tema, resoluções comentadas de questões mesmo antes do lançamento do programa de Direito!

Avisaremos, por e-mail, quando o curso estiver disponível para matrícula.