Grupo de mentoria para o CACD

Veja como Hugo, Jônathas e Marcílio contribuirão para a construção de seu projeto de aprovação no CACD!

Já pensou em contar com o apoio não só de um, mas de três diplomatas, no seu projeto de aprovação?

Em uma iniciativa inovadora, seus futuros colegas Marcílio Falcão, Hugo Lins e Jônathas Silveira formularam juntos um programa de mentoria que visa a ampliar o acesso à carreira diplomática.

Sem a pretensão de trazer fórmulas mágicas, o programa é sua grande chance de ter acesso a três diferentes perspectivas bem sucedidas no concurso de diplomata, construídas a partir da trajetória pessoal de cada um dos mentores e de suas experiências com a orientação de dezenas de candidatos.

O programa será desenvolvido em 16 sessões ao vivo (em que se prevêem perguntas e respostas), distribuídas em 2 meses.

Você vai incorporar as seu corpo de conhecimento as noções fundamentais e avançadas de temas como organização, planejamento, seleção bibliográfica, métodos, treinamento, aprofundamento, revisões, técnicas de estudos, etc. Tudo isso gira em torno de um único objetivos: torná-lo mais competitivo/a no CACD a cada dia que passe.

Os Mentores

Conheça os diplomatas que conduzirão o programa de dois meses:

Hugo Lins

Diplomata

Hugo Lins é segundo-secretário da carreira de diplomata. Nascido em Recife, é formado em direito na Universidade Federal de Pernambuco.

Foi aprovado no concurso de admissão à carreira de diplomata (CACD) em 2011, aos 25 anos. Em Brasília, realizou curso de formação na academia diplomática brasileira, o Instituto Rio Branco, e trabalhou no Cerimonial do Ministério da Relações Exteriores e no Gabinete do Ministro de Estado. Nesse período, atuou na organização de diversas visitas de autoridades estrangeiras ao Brasil, bem como de viagens presidenciais brasileiras ao exterior. Em 2017, foi removido para o Consulado-Geral do Brasil em Londres, onde exerce atualmente a função de cônsul-adjunto do Brasil.

Em 2020, foi condecorado com a Ordem de Rio Branco, no grau de Cavaleiro — distinção meritória concedida pela prestação de relevantes serviços ao País.

Há alguns anos, tem-se dedicado à divulgação de informações sobre a carreira de diplomata e a disseminar boas práticas relacionadas à preparação para o CACD em programas de mentoria próprio e do Grupo Ubique.

Jônathas Silveira

Diplomata e professor

Diplomata, Professor de Política Internacional no Grancursos Online e Coordenador do Programa de Mentorias do Grupo Ubique. Professor desde os 17 anos, Jônathas Silveira tem ampla experiência com a docência e com a preparação para concursos públicos, tendo sido aprovado em outros certames além do CACD. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sempre direcionou seus estudos para temas internacionais e multidisciplinares. A história de sucesso do professor Jônathas repercutiu nacionalmente, o que fez dele inspiração para os candidatos que sonham com a carreira diplomática.

Marcílio Falcão

Diplomata, professor e jornalista

Marcílio Falcão é primeiro secretário da carreira diplomática.

Foi subchefe do Pessoal do Ministério das Relações Exteriores, cônsul adjunto em Barcelona, chefe dos setores de Política Externa, Temas Sociais e Ciência e Tecnologia da embaixada em Assunção e atualmente está lotado na embaixada em Luanda.

Autor, entre outros, de O Guia de Reprovação para o CACD e de O Princípio da Especificidade na Preparação para o CACD.

Professor há mais de duas décadas e consultor da área de concursos públicos de altíssima concorrência, criou o Grupo Ubique com o objetivo de reunir projetos dirigidos à preparação para o CACD.

O programa inclui:

Veja a seguir alguns dos benefícios do programa de mentoria em grupo Ubique.

  • Perspectivas de 3 diplomatas

    Você vai conhecer a perspectiva de 3 diplomatas experientes na preparação de candidatos ao CACD com respeito a aspectos fundamentais da preparação, tais como planejamento, organização, métodos e técnicas de estudo, bibliografia, etc.

  • Comunidade dos alunos

    Tenha acesso a uma comunidade virtual em que os alunos do curso podem interagir entre si e apresentar suas perguntas aos mentores do curso.

  • Programa curto e preciso

    Você terá acesso a todo o conteúdo em menos de dois meses, de modo a aplicar imediatamente aos seus estudos as técnicas, métodos, táticas e estratégias discutidas no programa.

  • Reedição de sucesso!

    É a segunda edição de um programa que fez um sucesso estrondoso! Converse com quem já fez o programa e tire suas próprias conclusões!

  • Tutorial de Melhores Práticas da Ubwiki

    Participe de um tutorial ao vivo de uso da plataforma gratuita Ubwiki, uma enciclopédia digital voltada à construção colaborativa de verbetes sobre os temas do edital.

  • Surpresas especiais

    Os alunos do curso terão surpresas especiais, que serão reveladas ao longo do curso. Vem muita coisa boa por aí!

Perguntas Frequentes e Termos de Serviço

Tire dúvidas e veja os termos de participação no programa.

  • Quando começa o curso? Qual a duração das sessões?

    A primeira reunião será ao vivo, no sábado, 22 de maio, da qual participarão os 3 diplomatas envolvidos no projeto: Marcílio Falcão, Hugo Lins e Jônathas Silveira. O programa é composto de 16 encontros ao vivo (e mais algumas surpresas especiais) que tratarão dos temas anunciados na ementa acima. Os mentores apresentarão algumas dessas 16 sessões juntos. Outras serão conduzidas por um deles, segundo as especialidades e disponibilidade de cada um. A data prevista de término do programa é 17 de julho.

  • O programa inclui sessões individuais? Como acesso as sessões?

    O programa não inclui consultoria individual. As sessões são ao vivo, em grupo, e são sempre seguidas de um momento aberto, de perguntas e respostas, em que os participantes poderão apresentar dúvidas a respeito do que foi apresentado na sessão. O acesso aos encontros se dá pela própria estrutura da plataforma de aulas Ubique.

  • Caso não possa participar da sessão ao vivo, posso acessar posteriormente a gravação da aula?

    Claro! Todas as sessões ficarão gravadas e disponíveis por 100 dias depois de sua matrícula.

  • Que surpresa é essa que vocês darão aos alunos do curso? Alguma dica?

    Na verdade, preparamos para você não apenas uma, mas uma série de surpresas que não estão descritas na ementa do curso. Confie na gente: vai valer a pena cada centavo!

  • Qual a vantagem de fazer mentoria com três diplomatas ao mesmo tempo? Isso não vai me confundir?

    Aí é que está a grande vantagem! Os professores do curso são 3 dos diplomatas mais atuantes na preparação de candidatos para o CACD e suas perspectivas são, portanto, complementares, uma vez que não existe fórmula mágica para a aprovação. Absorva o melhor de cada um e use esse conhecimento para construir um projeto de aprovação blindado!

  • Terei contato com os demais participantes para troca de informações?

    Sim! Você terá à disposição uma comunidade digital criada para a troca de informações e experiências entre os participantes do curso.

  • O pagamento pode ser facilitado em que condições?

    Inicialmente, o pagamento pode ser dividido em até 3x, na modalidade recorrente no cartão de crédito, que não ocupa o limite de compras do cartão.

  • Este programa é mais indicado para alunos iniciantes ou avançados?

    O programa foi concebido para aspirantes iniciantes e básicos. Futuramente, serão organizados os programas avançados e intermediários. Isso não impede, contudo, que candidatos avançados participem do programa, caso tenham interesse em comparar suas práticas de estudo com aquelas dos diplomatas.

  • Eu ainda sou universitário/a! O curso é para mim?

    Claro! O curso foi criado especialmente para iniciantes. Muitos dos colegas começaram os estudos já na faculdade. Além disso, há princípios metodológicos relacionados ao estudo eficiente que vale a pena dominar desde cedo!

Opções de matrícula

Veja a seguir as duas opções de matrícula no programa.

Programa e Ementa do Curso

O programa é composto de 18 sessões ao vivo com a duração prevista de 40 minutos, seguida de 30 minutos de uma rodada de perguntas e respostas.

BLOCO  1 – CACD COMEÇANDO DO ZERO

1ª SESSÃO (22 de maio, sáb · 10h) — A carreira de diplomata: mitos, verdades e alguns aspectos de maior interesse (remoções, promoções, vida familiar).

2ª SESSÃO (26 de maio, qua · 19h) — O que o edital diz (e sobretudo o que ele não diz).

3ª SESSÃO (29 de maio, sáb · 10h) — O que significa exatamente dominar os idiomas do CACD e a armadilha das atualidades.

BLOCO 2 – CACD LOW COST

4ª SESSÃO (02 de junho, qua · 19h) — Planejamento, cronograma e organização: construa o melhor plano gratuito possível.

5ª SESSÃO (05 de junho, sáb · 10h) — Garimpando conteúdo gratuito e aberto.


BLOCO 3 – COMO RENDER MAIS NOS ESTUDOS

6ª SESSÃO (9 de jun, qua · 19h) — Como aproveitar melhor as aulas expositivas e potencializar a leitura.

7ª SESSÃO (12 de jun, sáb · 10h) — Construindo suas "apostilas" por tópicos do edital.

8ª SESSÃO (16 de jun, qua · 19h) — Aprenda melhor e mais rápido: técnicas, métodos e ferramentas para driblar o esquecimento!

SESSÃO ESPECIAL (17 de jun, qui · 17h): Conhecendo a Ubwiki: uma enciclopédia digital gratuita voltada para a construção colaborativa de verbetes sobre os temas do edital. 

BLOCO 4 – TREINANDO PARA A APROVAÇÃO

9ª SESSÃO (19 de jun, sáb · 10h) — Estratégias para a prova objetiva: preciso dominar o conteúdo para acertar as questões?

10ª SESSÃO (23 de jun, qua · 19h) — O poder da escrita: conheça os princípios e as boas práticas que aumentarão seu desempenho nas fases discursivas.

BLOCO 5 - ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA E BIBLIOGRÁFICA

11ª SESSÃO (26 de jun, sáb · 10h) — Como Estudar Português e Inglês para o CACD

12ª SESSÃO (30 de jun, qua · 19h) —  Como Estudar Francês e Espanhol para o CACD

13ª SESSÃO (3 de jul, sáb · 10h) —  Como Estudar Política Internacional e Geografia para o CACD

14ª SESSÃO (7 de jul, qua · 19h) — Como Estudar História Mundial e História do Brasil para o CACD

15ª SESSÃO (10 de jul, sáb · 10h) — Como Estudar Direito e Economia para o CACD

ENCERRAMENTO

16ª SESSÃO (17 de jul, sáb· 10h) — Encerramento do programa.

Depoimentos dos alunos

O que os alunos Ubique pensam dos mentores deste programa:

“Dar o passo em direção a mentoria foi com certeza um dos melhores investimentos que fiz frente a trajetória de estudos para a aprovação no CACD e por que ? Diante um mundo de conteúdo ao nosso alcance é fácil se perder e acreditar que está no caminho certo. Com um mentor ao meu lado posso evitar essa preocupação e focar em outras demandas da minha preparação. Acompanhando os programas de mentorias encontrei o Hugo com todo seu conhecimento e energia, esta que por sua vez é contagiante e também importante durante todo planejamento e estudos. Nas sessões de mentoria fui guiada e estimulada a descobrir minhas necessidades, e a entender os caminhos e as etapas certas a se passar na preparação. Para além de todas as orientações técnicas e objetivas que me permitiram iniciar e desenvolver de forma adequada meu planejamento, e dar vida a este, o Hugo em mentoria se preocupou em compreender quais eram as minhas peculiaridades pessoais, meu atual momento de vida e a me fazer compreender a realidade desse momento. Assim nas sessões ele traz ao máximo todas as informações, técnicas e metodologias relevantes mas não só isso ele direciona ao meu perfil todas as dicas e insights que me proporcionam maior clareza e segurança para construir a melhor trajetória, podendo sempre contar com ele. Sua dedicação e habilidades se fazem presentes em todos os encontros, compartilho ainda que ele não se limita a sua vivência e assim traz sempre também as experiências já vivenciadas por outros, para além dos avanços dentro da carreira e no campo da preparação/aprovação. É uma grande oportunidade ter contato com profissionais capacitados e com grande domínio no CACD, que já passaram pelo o que estamos vivendo e que estão sempre atentos e interessados a nos fornecer não só todo conteúdo mas de qualidade para que possamos desenvolver e evoluir da melhor forma. A mentoria com o Hugo contribui de forma direta e personalizada em minha preparação e me estimula a ver e buscar de forma crítica cada passo da trajetória para a aprovação. A dedicação dele em nos fazer colegas de profissão é mais um incentivo a permanecer na trajetória para compartilharmos da vitória que está por vir.”

Rafaela Barreiro, bacharel em direito e cacdista

“Contratei o Programa de Mentoria Individual. Foi fundamental para definir uma estratégia de estudos. O Professor Jônathas foi exigente com a disciplina, ao mesmo tempo em que acolheu as minhas dúvidas e dificuldades. É um programa sério, formado por uma equipe de Diplomatas, que transmite segurança aos ceacedistas!”

Flávia Reche

“Estou nessa jornada do CACD desde o começo de 2019, porém sempre com muitas idas e voltas, começos e recomeços. Quando conheci o Hugo, em agosto/2020, tinha a ideia de fazer apenas uma sessão avulsa para guiar meus próximos passos e seguir novamente o caminho solitário, mas os planos de Deus sempre são maiores que os nossos e a sessão de mentoria foi mais perfeita do que eu podia ter sonhado. Nunca na vida que eu esperava receber tanto em uma conversa de uma hora, a ponto de me fazer repensar todos os planos de uma vida. Desde então, meu acompanhamento com o Hugo tem sido fundamental pra me guiar no concurso, me fazer reconhecer meus erros e acertos e, principalmente, me manter motivada para perseguir, dia após dia, o caminho da aprovação.”

Thaissa Machado, engenheira de produção e cacdista

“Participei do programa de mentoria do Grupo Ubique com o Diplomata Jônathas Silveira. Sua visão pragmática, aliada ao conhecimento empírico, possibilitam ao candidato ao CACD maior aproveitamento de tempo e melhor alocação de recursos.”

Rógleison Ponce

“Um concurso como o CACD requer um pragmatismo e um direcionamento no processo de preparação que é chave para a aprovação. E ter essa orientação com alguém que trilhou esse caminho, e obteve êxito, é essencial. A mentoria do Hugo não é "preciosismo", é crucial. Alguém que clareia suas ideias em meio ao turbilhão de informações e conteúdos para o concurso, te oferece uma tranquilidade durante a caminhada. Recomendo de olhos fechados!”

Ícaro Bezerra, oficial das Forças Armadas e cacdista

“As mentorias do Grupo Ubique me ajudaram a olhar além do edital. Entendi o que precisava estudar, mas, principalmente, qual o caminho que funcionaria para mim. O tutor [Hugo Lins], quem já passou por todo o processo, me auxiliou na construção de um caminho de certezas, em direção à aprovação. Participar das mentorias foi a melhor escolha que fiz, reflete em todos os meus dias de estudo. Recomendo fortemente, com gratidão pelo projeto!”

Vitoria Vagetti, estudante de direito e cacdista

“Estudar para um concurso do calibre do CACD não é mero capricho. É um trabalho árduo de tempo integral mesmo quando não se tem 8 horas diárias, 7 dias por semana. Ter alguém à frente do leme para ajudar, sem escapismos ou conselhos ilusórios, é fundamental: tarefa essa muito bem executada pelo Marcílio. Abriu-me os olhos, me ajudou a promover um estudo autodidata eficiente e não perder meu escasso tempo com metodologias que adiariam, ou até mesmo, impediriam meu sonho. Com verdade e uma sinceridade enorme, o Marcílio me auxilia nos estudos, mostrando o caminho certeiro. Espero logo voltar para mudar esse depoimento de posse da minha nomeação, na qual ele terá grande participação e mérito!”

Cauê Salles, engenheiro e cacdista

“Utilizar a metodologia que o Marcílio Falcão propõe no Grupo Ubique foi um divisor de águas na minha preparação. Seus conceitos da especificidade e a multidisciplinaridade são indispensáveis em qualquer processo de aprendizagem, entretanto, para o CACD, são o oxigênio de qualquer candidato que busque a aprovação. O Marcílio não dá o peixe, ele ensina a pescar. Aí está toda a diferença.”

Fabiana Cury, administradora e cacdista

“Para mim, foi uma grata surpresa quando o Hugo Lins ofereceu o programa de mentoria, sem dúvidas superou minhas expectativas, abrindo janelas até então desconhecidas. Como CACDista no início da preparação, apesar da idade avançada, minhas necessidades e especialmente particularidades foram analisadas e tratadas com muito profissionalismo, além de um diagnóstico inicial incrível e muita sensibilidade para analisar a minha situação, assim desenvolvendo um projeto único para a minha preparação. O Hugo acima de tudo foi muito humano, assim alcançando uma amplitude na qual eu não esperava. A aplicabilidade do seu projeto, dicas e insights do Ministério é sem dúvidas muito valioso pois me mostrou como e porque eu devo aplicar nos estudos e acima de tudo no meu cotidiano em geral. O escopo da mentoria não é somente impactar nos estudos e levar a aprovação, mas também no seu cotidiano lhe tornando um candidato mais equilibrado, saudável e consequentemente feliz, desta forma alcançando melhores resultados. Honestamente a mentoria para mim foi um “turning point” não somente na minha preparação, também no âmbito pessoal.”

Cesar Pachalis, profissional de comércio exterior, estudante de relações internacionais e cacdista

“A mentoria foi um importante momento de reflexão e de ajuste de prioridades. Aprendi bastante sobre técnica de estudos e a metodologia Ubique, o que me motivou e me deu esperança em um momento em que eu fraquejava. No entanto, o que mais me marcou em nossa experiência foi seu acolhimento, suas palavras de sabedoria e seu cuidado. Senti-me de fato conduzida por um tutor, no mais profundo sentido do conceito. Palavras não bastam para agradecer, mas as registro mesmo assim. Minha gratidão. Com carinho.”

Ana Carolina

Faça parte dessa experiência

Torne-se mais competitivo para o CACD com o apoio de três diplomatas