Proposta do Curso de História do Brasil

Veja a seguir por que estudar de acordo com o princípio da especificidade:

Que a verdade seja dita: atividades passivas, meramente expositivas, por si só, não preparam o candidato para os desafios reais enfrentados no momento da prova. Se, por um lado, a exposição a grande volume de informação pode até ser útil na etapa objetiva do CACD, em que é testada a competência de julgar assertivas de acordo com a lógica e com a coerência dos dados, por outro, o mero consumo de material não capacita o cacdista a desenvolver a capacidade de expressão, articulação e persuasão sobre o assunto estudado.

A aprovação no concurso depende, portanto, da apresentação à banca examinadora, por parte do candidato, de uma narrativa própria, interessante e rica em conteúdo, o que só a prática da escrita — alimentada por um arcabouço de conhecimentos, pontos de vista e argumentos de qualidade — pode proporcionar.

Nesse sentido, temos uma excelente notícia: você terá dois professores neste curso, contando com o melhor dos dois mundos. Você reforçará seu arsenal com a vasta experiência em preparação para o CACD do professor Rômulo dias, um dos mais competentes e conhecidos historiadores que trabalham com o concurso, bem como do diplomata, articulista e professor Jonas Marinho, maior nota na matéria de História do Brasil, quando de sua aprovação, e dono de um texto impecável.

Você também receberá, ao longo das aulas — além das orientações dos professores para aumentar sua nota na matéria — sugestões bibliográficas para aprofundamento dos temas e proposições de questões discursivas com vistas à prática de produção textual.

Além disso, você participará de um módulo prático, que proporcionará um ambiente de cooperação entre os alunos com vistas à produção orientada de textos, tanto colaborativos quanto privados, sobre os tópicos tratados em cada aula. Seus textos privados poderão, ainda, ser corrigidos de maneira personalizada por diplomata do Grupo Ubique, mediante contratação de serviço de correções em formato pague-por-uso.
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Vídeo de apresentação

Professor Rômulo Dias

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Apresentação do professor

Jonas Marinho

Conheça seus professores

Beneficie-se, em apenas um curso, do melhor de três mundos: 1) um experiente e reconhecido professor de História; 2) Um diplomata de altíssimo desempenho na prova da matéria e 3) um dos principais especialistas em mentoria para concursos públicos do Brasil, que também é diplomata!

Rômulo Dias

Professor, historiador, jornalista e mestre em Geografia

É um dos mais experientes e queridos professores de História do Brasil, História Mundial, História da Política Exterior do Brasil e Política Internacional envolvidos com o concurso de admissão à carreira de diplomata. É o organizador do Espaço Zeitgeist, um dos mais respeitados cursos preparatórios para o CACD, associado ao Grupo Ubique.

O professor Rômulo é especialista nas áreas de História da Política Externa Brasileira, Política Internacional, História do Brasil Imperial, História do Brasil Republicano e Geopolítica, com foco especial nos seguintes temas: Política Externa Brasileira no subsistema platino; geopolítica brasileira no Prata; Geopolítica da Rússia Contemporânea; Relações Brasil-Paraguai.

Jonas Teixeira Marinho

Diplomata, escritor e professor

Terceiro-secretário da carreira de diplomata, foi aprovado no concurso de admissão à carreira em 2018. No ano em que foi aprovado, tirou pontuação altíssima nas provas de História. É tutor para o CACD e professor do Grupo Ubique e articulista da Praeterea — site em que escreveu sobra a preparação de História para o concurso de diplomata — e de artigos na área de Política Internacional, Economia e Comércio Internacional.

Marcílio Falcão

Diplomata, professor e jornalista

Marcílio Falcão é primeiro secretário da carreira diplomática.

Foi subchefe do Pessoal do Ministério das Relações Exteriores, cônsul adjunto em Barcelona, chefe dos setores de Política Externa, Temas Sociais e Ciência e Tecnologia da embaixada em Assunção e atualmente está lotado na embaixada em Luanda.

Autor, entre outros, de O Guia de Reprovação para o CACD e de O Princípio da Especificidade na Preparação para o CACD.

Professor há mais de duas décadas e consultor da área de concursos públicos de altíssima concorrência, criou o Grupo Ubique com o objetivo de reunir projetos dirigidos à preparação para o CACD.

Ementa do curso

Veja a seguir a relação de aulas incluídas neste curso.

  • 1

    Módulo 1

    • Programa do curso.

    • Como tirar melhor proveito do Módulo de Produção Textual.

    • Aula 1: Introdução ao Curso de História do Brasil e Exposição sobre o Período Colonial. (Duração: 2h25min)

      TESTE GRÁTIS
    • Aula 2: O período colonial. Invasões francesa e holandesa. Interiorização. Sociedade Mineradora. Revoltas anti-lusitanas. (Duração: 2h31min)

    • Aula 3: O processo de independência. Movimentos emancipacionistas. O Brasil como sede do Estado monárquico português-Política Joanina. A influência do Constitucionalismo português na independência do Brasil. (Duração: 2h14min)

    • Aula 4: O Primeiro Reinado (1822-1831). A Constituição de 1824. Quadro político interno (grupos políticos, Parlamento e revoltas). Breve panorama econômico. (Duração: 2h10min)

    • Aula 5 (parte I): A Regência (1831-1840). Centralização versus descentralização: reformas institucionais. O Ato Adicional de 1834, sua interpretação e revoltas provinciais. (Duração: 2h21min)

    • Aula 5 (parte II): A Regência (1831-1840). Centralização versus descentralização: reformas institucionais. O Ato Adicional de 1834, sua interpretação e revoltas provinciais. (Duração: 1h17min)

    • Aula 6 (parte I): O Segundo Reinado (1840-1889). O Estado centralizado; mudanças institucionais; os partidos políticos e o sistema eleitoral; a questão da unidade territorial. A questão da escravidão. (Duração: 1h14min)

    • Aula 6 (parte II): O Segundo Reinado (1840-1889). Os gabinetes - principais pontos. (Duração: 1h29min)

    • Aula 7: O Segundo Reinado (1840-1889) parte II. Sociedade e cultura: população, estrutura social, vida acadêmica, científica e literária. Economia: a expansão econômica e o trabalho assalariado; as políticas econômico-financeiras; a política alfandegária.

    • Aula 8: O Segundo Reinado (1840-1889) - parte III. Contexto pós-1868. Crise do Estado Monárquico. (Duração: 2h12min)

    • Aula 9: A Primeira República (1889-1930) - parte I. A proclamação da República e os governos militares. A Constituição de 1891: principais mudanças. O regime oligárquico: a “política dos estados”; coronelismo; sistema eleitoral; sistema partidário.

    • Aula 10: A Primeira República (1889-1930) - parte II. Panorama de cada governo, com pontos principais e mais característicos de cada um deles. (Duração: 2h09min)

    • Aula 11: A Era Vargas (1930-1945) - parte I. A Revolução de 1930. O processo político e o quadro econômico financeiro. O governo provisório. A Constituição de 1934. (Duração: 2h23min)

    • Aula 12: A Era Vargas (1930-1945) - parte II. A Constituição de 1937: o Estado Novo. Industrialização e legislação trabalhista. Sociedade e cultura.

    • Aula 13: A República Liberal (1945-1964) - parte I. A nova ordem política: os partidos políticos e eleições; a Constituição de 1946. Governo Dutra. Governo Vargas II.

    • Aula 14: A República Liberal (1945-1964) - parte II. Governo JK. Governo Jânio Quadros. Parlamentarismo e Governo João Goulart. Crise da República Liberal. (Duração: 2h37min)

    • Aula 15: O Regime Militar (1964-1985) - parte I. Governo Castelo Branco e grupo da Sorbonne. Governo Costa e Silva. A Constituição de 1967 e as modificações de 1969. Atos Institucionais. Governo Médici. (Duração: 2h47min)

    • Aula 16: O Regime Militar (1964-1985) - parte II. O Parlamento e o regime- relação entre os poderes. Governo Geisel e o início da abertura lenta, gradual e segura. (Duração: 2h53min)

    • Aula 17: Direção à Redemocratização. Governo Figueiredo e a Transição para a Nova República Brasileira. (Duração: 2h33min)

Opções de pagamento

Veja ao lado as opções de pagamento único e parcelado. O parcelamento é feito no modo de cobrança recorrente, ou seja, o valor total do curso não compromete o limite mensal do seu cartão.

Razões para estudar História do Brasil com o Grupo Ubique

"Nada faz mais sentido do que se preparar da forma como será cobrado na prova." — Princípio da especificidade.

  • Você tem o melhor de três mundos!

    Você não tem só um, mas três professores, com perfis complementares: dois diplomatas de carreira especializados no processo de preparação e na situação de prova e um experiente professor de História, que contribuiu para a aprovação de dezenas de cacdistas. Eles colaborarão para apresentar os principais elementos fatuais, linhas de argumentação, técnicas de estudo e dicas de narrativas para que você se habilite a produzir sua própria versão dos conteúdos trabalhados que incorporem os atributos de um texto persuasivo aos olhos da banca examinadora.

  • Construção de verbetes, textos e debates na Ubwiki

    Faça parte de um grupo exclusivo de estudo para aproveitamento máximo do conteúdo das aulas. Produza artigos e apostilas compartilhadas sobre as matérias dos cursos e desenvolva sua capacidade de expressão sobre os temas estudados, produzindo uma narrativa própria e interessante, com maiores chances de "seduzir" a banca examinadora.

    Use o sistema para organizar seus textos, notas de estudo e referências bibliográficas, bem como para interagir com outros cacdistas.

  • Possibilidade de correção personalizada de seus textos e redações sobre os temas das aulas

    Possibilidade de correção personalizada de seus textos e redações sobre a matéria do curso Você poderá adquirir, com desconto, créditos para solicitar comentários, por diplomatas, de textos que você escrever na plataforma de estudos do Grupo Ubique, a Ubwiki. Sua primeira compra de novos créditos para correção pay-per-use será com 10% de desconto.

  • Sessão de mentoria ao vivo com o diplomata Marcílio Falcão

    Acesso a uma aula de mentoria, ao vivo e em grupo, com o diplomata Marcílio Falcão sobre planejamento, organização, métodos e técnicas de estudo orientadas pelo princípio da especificidade, popularizado pelo blog Praeterea, que demonstra como o candidato deve se preparar com atividades de estudo análogas à situação de prova.

Perguntas & Respostas

Resolva a seguir algumas eventuais dúvidas que você poderia ter sobre o curso:

  • Quando começa o curso? Como será o cronograma de divulgação das aulas? Dá tempo de assistir a todas as aulas antes do CACD 2020?

    As aulas são liberadas 2 por semana. Não há limite para visualizações das aulas: veja quantas vezes quiser dentro do período de validade de seu curso, de 6 meses.

  • Quanto tempo dura o curso? O curso serve para mim, que não estou me preparando para o CACD de 2020?

    Estima-se que o programa completo esteja disponível antes da terceira etapa do CACD de 2020. Contudo, o curso é mais recomendado para quem está se preparando para 2021. Nesse caso, não precisa consumi-las todas com pressa: você terá 6 meses de acesso ao curso!

  • O curso abrange toda a matéria da prova de História do Brasil para o CACD?

    Sim, no que tange à parte geral da História do Brasil. Os temas relativos à História da Política Exterior do Brasil são detalhados em curso à parte. Não que este curso não os aborde. Eles são tratados, mas sem a mesma profundidade, pelo bem do aproveitamento do tempo. Os candidatos que sentem maior necessidade em se aprofundar na História da PEB devem ver a descrição do curso.

    Este curso se baseia no último edital vigente. Caso haja novos temas incoporados pelo edital de 2020, serão incluídos módulos extras, sem custos, obviamente, a fim de explorar os novos tópicos.

Desconto expressivo de Black Friday!

Até 27 DE NOVEMBRO, matricule-se com um desconto generoso!

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Benefícios do curso

Veja a seguir uma relação de benefícios que você recebe ao se matricular no Curso de História do Brasil do Grupo Ubique

  • Acesso a aulas de História do Brasil, organizadas em co-autoria de experientes professores, tutores e diplomatas

  • Análise de seleções de questões objetivas e discursivas pelos professores do curso

  • Acesso a ambiente de estudos colaborativo em que os alunos escrevem textos sobre as aulas assistidas, debatem os assuntos das aulas e organizam suas anotações e redações pessoais

  • Uma aula ao vivo por mês exclusiva para os alunos deste curso com o diplomata Marcílio Falcão

  • Desconto de R$ 150 no Curso de História da Política Exterior do Brasil, de co-autoria dos mesmos professores

  • Desconto de 20% na compra de créditos para correção personalizada de seus textos, em sistema pague-por-uso, na Ubwiki

Este curso é adequado para mim?

Veja a seguir se o curso é recomendado para o seu estágio de preparação e como tirar melhor proveito dele:

  • Sou iniciante, ou seja, comecei há pouco tempo, sequer comecei, ou estou retomando os estudos depois de muito tempo parado(a):
    — A razão mais forte para você seguir este curso é justamente o fato de que você tem o tempo a seu favor. Sua preparação é de médio prazo e você não tem a urgência de digerir rapidamente todo o conteúdo. Pode degustá-lo, no seu ritmo. Aproveite o curso para estruturar suas apostilas pessoais sobre os temas vistos nas aulas. Não se preocupe em avançar nas aulas antes de ter escrito algo a respeito, nem que seja um resumo. Para sua tranquilidade, esses textos progredirão junto com sua maturidade intelectual. Você os modificará ao longo de toda sua preparação! E é justamente o conteúdo apresentado nas aulas que vai lhe dar a matéria prima para você refinar esses textos!
  • Sou intermediário, ou seja, já vi todo ou quase todo o edital, mas não consigo ainda produzir uma versão dos assuntos que estudei com a qual esteja satisfeito(a).
    — Sua prioridade, nesse momento, deve ser a de terminar o estudo do conteúdo do edital (se ainda não fez) e desenvolver sua capacidade de argumentação e expressão sobre os assuntos de prova. Entende que o amadurecimento de sua compreensão sobre os temas toma tempo mesmo. Dedique-se menos ao consumo de informação e mais à produção de conhecimento: o input vs output, de que tanto se fala no método Ubique! É uma questão de expectativa: se você tem a pretensão de passar na próxima prova mesmo sem ter estudado profundamente os principais assuntos do edital, o caminho é difícil. Os aprovados levam em média 4 anos e meio na preparação! Recomenda-se que selecione os macrotemas em que ainda se sente inseguro(a) e trate de se aprofundar neles, sobretudo, expondo-se a materiais de qualidade e dedicando-se à escrita de textos. Se um desses assuntos estiver contido neste curso, será uma ótima oportunidade para trabalhar tanto no aspecto do refinamento de sua compreensão quanto de sua produção escrita a respeito do(s) tema(s).
  • Sou avançado, ou seja, sinto que chegou minha hora! Já cheguei perto de passar ou já vi todo o conteúdo do edital com profundidade, tendo produzido textos de alta qualidade sobre os principais temas cobrados:
    — Você sabe que a aprovação no concurso de diplomata nada mais é que um exercício de persuasão da banca examinadora, não é? Essa "sedução" se dá por meio de seu texto, que precisa ser bem estruturado, articulado, expressivo, rico em conteúdo, interessante e original. As perspectivas que serão apresentadas pelo(s) professor(es) contribuirão para o seu domínio de vários desses critérios, ajudando a refinar a narrativa que você já criou sobre os temas cobrados. A razão para você não fazer este curso seria caso considere que esta matéria não faz parte daquelas em que tem mais dificuldades. Se for o caso, não faça este curso e priorize as matérias das que não conseguiu ainda desenvolver uma versão pessoal e original dos temas de prova. Aproveite e veja se temos outro curso ou programa que cumpra esses requisitos.

Já me decidi...

...quero estudar Historia do Brasil com professores e diplomatas experientes, seguindo o método do princípio da especificidade!

Só falta dizer que tem artigo na Praeterea...

Como adivinhou?

Nesse claro e sucinto artigo, o professor e diplomata Jonas Marinho apresenta uma bibliografia inicial tanto de História do Brasil quanto de História Mundial, bem como discorre sobre as modificações que introduziu em sua abordagem ao estudo da História que o levaram a estar entre os primeiros colocados do concurso para diplomata de 2018.

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