Apresentação do método e proposta do Curso de Direito Internacional Público e Privado

Veja a seguir por que estudar de acordo com o princípio da especificidade:

Que a verdade seja dita: atividades passivas, meramente expositivas, por si só, não preparam o candidato para os desafios reais enfrentados no momento da prova. Se, por um lado, a exposição a grande volume de informação pode até ser útil na etapa objetiva do CACD, em que é testada a competência de julgar assertivas de acordo com a lógica e com a coerência dos dados, por outro, o mero consumo de material não capacita o cacdista a desenvolver a capacidade de expressão, articulação e persuasão sobre o assunto estudado.

A aprovação no concurso depende, portanto, da apresentação à banca examinadora, por parte do candidato, de uma narrativa própria, interessante e rica em conteúdo, o que só a prática da escrita — alimentada por um arcabouço de conhecimentos, pontos de vista e argumentos de qualidade — pode proporcionar.

Nesse esforço, você contará com a competência e experiência do renomado professor, que também foi diplomata, Paulo Henrique Gonçalves Portela, autor do principal manual de Direito Internacional Público e Privado utilizado na preparação para o Concurso de Diplomata (CACD).

Você também receberá, ao longo do programa, proposições de questões discursivas com vistas à prática de produção textual; seleções de questões objetivas de provas anteriores de acordo com o tema visto em cada aula e indicações de leituras para aprofundar seus conhecimentos.

Além disso, você participará de um módulo prático, que proporcionará um ambiente de cooperação entre os alunos com vistas à produção orientada de textos, tanto colaborativos quanto privados, sobre os tópicos tratados em cada aula. Seus textos privados poderão, ainda, ser corrigidos de maneira personalizada por diplomata do Grupo Ubique, mediante contratação de serviço de correções em formato pague-por-uso.
Watch Intro Video

Apresentação

Professor Paulo H. G. Portela

Professor do curso

A competência e a experiência do professor Paulo Henrique Portela dispensam comentários. Conheça um pouco mais sobre seu professor de Direito Internacional:

Paulo Henrique Gonçalves Portela

Professor, escritor e ex-Diplomata

Graduado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores e em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Foi Diplomata de Carreira entre 1996 e 2006, tendo exercido funções na Secretaria de Estado das Relações Exteriores (SERE), em Brasília, e na Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Gabinete do Governador do Estado do Ceará, em Fortaleza.

É professor de Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado e Direitos Humanos em cursos de especialização e em cursos preparatórios para concursos públicos. Paralelamente, é funcionário do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, com exercício na Vice-Presidência daquela corte estadual.

É autor do livro "Direito Internacional Público e Privado: incluindo noções de Direitos Humanos e Direito Comunitário", editado pela Juspodivm, principal referência bibliográfica de estudo para o concurso de diplomata.

Programa do curso

Veja a seguir os tópicos que serão abordados no Curso de Direito Internacional Público e Privado para o CACD. Para ver o programa completo, clique aqui.

O Curso aboradará todo o conteúdo previsto no edital da prova de Direito relativo à parte Internacional.

Macrotemas abordados no programa:

  • Desenvolvimento do DIP
  • Princípios que regem o Brasil nas relações internacionais.
  • DIP e direito internacional privado
  • Sujeitos de DIP.
  • Estado, Território, Povo, Nacionalidade.
  • Fontes do DIP.
  • Jurisdição, privilégios e imunidades.
  • Solução pacífica de controvérsias.
  • Organizações internacionais.
  • Uso da força.
  • Direito internacional dos direitos humanos.
  • Direito Internacional Humanitário.
  • Direito penal internacional.
  • Cooperação Jurídica internacional.
  • Direito do comércio internacional.
  • Direito da Integração Regional.
  • Direito Internacional do Meio Ambiente.
  • Direito internacional do trabalho.
  • Sujeitos especiais do Direito Internacional.

Atividades complementares:

  • Aulas de revisão;
  • Aula de mentoria com o diplomata Marcílio Falcão com dicas de como montar um projeto de aprovação com base no princípio da especificidade e de como tirar melhor proveito do curso;
  • Atividades de escrita colaborativa de verbetes sobre os temas das aulas.

Seis razões para você estudar Direito Internacional Público e Privado com o Grupo Ubique

"Nada faz mais sentido do que se preparar da forma como será cobrado na prova." — Princípio da especificidade.

  • Você terá aulas com o renomado professor da máteria no Brasil

    O professor do curso é autor da obra de referência no estudo do Direito Internacional Público e Privado para concursos públicos, especialmente o de diplomata. Pertenceu, inclusive, à carreira diplomática.

  • Construção de verbetes, textos e debates na Ubwiki

    Tenha acesso liberado até sua aprovação um grupo exclusivo de estudo para aproveitamento máximo do conteúdo das aulas. Produza artigos e apostilas compartilhadas sobre os tópicos do curso.

    Use o sistema, ainda, para organizar seus textos, notas de estudo e referências bibliográficas.

  • Acesso a questões de provas passadas sobre cada tema estudado

    Será apresentada, ao final de cada módulo, uma seleção especial de questões objetivas e discursivas relacionadas a cada tema estudado. As listas — que serão montadas ao final do curso — poderão ser baixadas e usadas como simulados temáticos, a fim de diagnosticar os pontos em que você tem mais lacunas de conhecimento e, portanto, merecem mais atenção.

  • Possibilidade de correção personalizada de seus textos e redações sobre os temas das aulas

    Possibilidade de correção personalizada de seus textos e redações sobre a matéria do curso Você poderá adquirir, com desconto, créditos para solicitar comentários, por diplomatas, de textos que você escrever na plataforma de estudos do Grupo Ubique, a Ubwiki. Sua primeira compra de novos créditos para correção pay-per-use será com 10% de desconto.

  • Sessão de mentoria com o diplomata Marcílio Falcão

    Acesso a aulas de mentoria, ao vivo e em grupo, com o diplomata Marcílio Falcão sobre planejamento, organização, métodos e técnicas de estudo orientadas pelo princípio da especificidade, popularizado pelo blog Praeterea, que demonstra como o candidato deve se preparar com atividades de estudo análogas à situação de prova.

Perguntas & Respostas

Informações úteis sobre as aulas, o método, o programa, o acesso aos vídeos, pagamentos e o processo de matrícula.

  • Sou iniciante e sei que não estarei preparado(a) para a prova do CACD 2020. Devo fazer o curso mesmo assim?

    Claro! Você ainda está em um estágio de preparação de acúmulo/exposição ou "degustação" do conteúdo, em que as videoaulas e os planos de estudos são muito úteis. Combine essa aulas com as leituras sugeridas e outras atividades que enriquecem seu repertório. Todo esse material contribuirá para que você construa e amadureça, pouco a pouco, sua própria versão sobre os assuntos estudados.

    Tenha em perspectiva que você deve ressignificar o conteúdo a que se expõe, sem pressa, no seu ritmo. Nesse sentido, sugere-se montar, pouco a pouco, suas apostilas pessoais a partir de suas leituras e aulas, buscando desenvolver sua capacidade de expressão sobre os temas. A aprovação será, no fim das contas, um exercício de persuasão da banca, que contempla forma e conteúdo. Por isso, considere a qualidade de seu texto e de sua narrativa desde o início de sua preparação. O método Ubique, baseado no princípio da especificidade, vai ajudar você nesse caminho.

  • Quando começa o curso? Qual a duração total? Por quanto tempo terei acesso? Posso fazer a matrícula depois do início, sem prejuízo?

    As aulas serão liberadas gradualmente até a data da terceira fase do concurso. O acesso ao curso ficará liberado por 6 meses a partir do primeiro acesso para que você tenha tempo de assistir e absorver todo o conteúdo do programa.

  • O curso cobre todo o programa da prova de Direito do concurso de diplomata?

    O curso cobrirá todo o conteúdo previsto no edital de Direito Internacional Público e noções de Privado. A parte de Direito Interno não está contemplada neste programa.

Resumo dos benefícios

Veja ao lado todos os serviços a que você terá direito ao matricular-se no Curso de Direito Internacional Público e Privado, com o professor Paulo Henrique Portela. Beneficie-se de fazer parte da rede de cooperação entre os alunos do Grupo Ubique, a Ubwiki, e obtenha descontos especiais em outros programas.

  • Participação, ATÉ A APROVAÇÃO, em grupo de estudo organizado na Ubwiki com vistas à produção colaborativa de textos sobre os temas das aulas;

  • AULA BÔNUS I: Uma aula de revisão da primeira parte do curso na metade do programa;

  • AULA BÔNUS II: Uma aula de revisão e encerramento do curso, ao vivo;

  • MENTORIA: Uma sessão de mentoria, nas primeiras semanas do curso, com o diplomata Marcílio Falcão, que dará as orientações para o melhor aproveitamento do curso;

  • QUESTÕES DISCURSIVAS: Proposição de questões para aprofundamento dos temas de aula e treinamento para a etapa discursiva da prova.

  • QUESTÕES OBJETIVAS: Seleção em PDF, em complemento a cada aula, de questões objetivas de provas passadas, separadas por tema;

  • ESTUDE TODO O EDITAL: o programa do curso de Direito Internacional Público e Privado cobre todos os tópicos previstos no edital mais recente do concurso de admissão à carreira de diplomata (CACD);

Este curso é adequado para mim?

Veja a seguir se o curso é recomendado para o seu estágio de preparação e como tirar melhor proveito dele:

  • Sou iniciante, ou seja, comecei há pouco tempo, sequer comecei, ou estou retomando os estudos depois de muito tempo parado(a):
    — A razão mais forte para você seguir este curso é justamente o fato de que você tem o tempo a seu favor. Sua preparação é de médio prazo e você não tem a urgência de digerir rapidamente todo o conteúdo. Pode degustá-lo, no seu ritmo. Aproveite o curso para estruturar suas apostilas pessoais sobre os temas vistos nas aulas. Não se preocupe em avançar nas aulas antes de ter escrito algo a respeito, nem que seja um resumo. Para sua tranquilidade, esses textos progredirão junto com sua maturidade intelectual. Você os modificará ao longo de toda sua preparação! E é justamente o conteúdo apresentado nas aulas que vai lhe dar a matéria prima para você refinar esses textos!
  • Sou intermediário, ou seja, já vi todo ou quase todo o edital, mas não consigo ainda produzir uma versão dos assuntos que estudei com a qual esteja satisfeito(a).
    — Sua prioridade, nesse momento, deve ser a de terminar o estudo do conteúdo do edital (se ainda não fez) e desenvolver sua capacidade de argumentação e expressão sobre os assuntos de prova. Entende que o amadurecimento de sua compreensão sobre os temas toma tempo mesmo. Dedique-se menos ao consumo de informação e mais à produção de conhecimento: o input vs output, de que tanto se fala no método Ubique! É uma questão de expectativa: se você tem a pretensão de passar na próxima prova mesmo sem ter estudado profundamente os principais assuntos do edital, o caminho é difícil. Os aprovados levam em média 4 anos e meio na preparação! Recomenda-se que selecione os macrotemas em que ainda se sente inseguro(a) e trate de se aprofundar neles, sobretudo, expondo-se a materiais de qualidade e dedicando-se à escrita de textos. Se um desses assuntos estiver contido neste curso, será uma ótima oportunidade para trabalhar tanto no aspecto do refinamento de sua compreensão quanto de sua produção escrita a respeito do(s) tema(s).
  • Sou avançado, ou seja, sinto que chegou minha hora! Já cheguei perto de passar ou já vi todo o conteúdo do edital com profundidade, tendo produzido textos de alta qualidade sobre os principais temas cobrados:
    — Você sabe que a aprovação no concurso de diplomata nada mais é que um exercício de persuasão da banca examinadora, não é? Essa "sedução" se dá por meio de seu texto, que precisa ser bem estruturado, articulado, expressivo, rico em conteúdo, interessante e original. As perspectivas que serão apresentadas pelo(s) professor(es) contribuirão para o seu domínio de vários desses critérios, ajudando a refinar a narrativa que você já criou sobre os temas cobrados. A razão para você não fazer este curso seria caso considere que esta matéria não faz parte daquelas em que tem mais dificuldades. Se for o caso, não faça este curso e priorize as matérias das que não conseguiu ainda desenvolver uma versão pessoal e original dos temas de prova. Aproveite e veja se temos outro curso ou programa que cumpra esses requisitos.

Já me decidi...

...quero aprender Direito Internacional Público com o renomado professor Paulo Henrique Portela — que, inclusive, já foi diplomata — autor do manual que mais aprova no concurso!

Compre o livro com desconto!

Ganhe um desconto especial na compra do manual do professor Portela!

O manual é a principal referência bibliográfica para o estudo do Direito Internacional Público e Privado para o concurso de diplomata.

Além de cobrir todos os tópicos previstos no edital, é escrito em uma linguagem didática e acessível, sem prejuízo à riqueza do conteúdo apresentado.

NOTA: O manual está esgotado e uma nova edição será lançada. Estamos em contato com a editora para, assim que possível, voltar a distribuir os manuais do professor Portela com desconto.

Opções de pagamento

Veja ao lado as opções de pagamento único e parcelado. O parcelamento é feito no modo de cobrança recorrente, ou seja, o valor total do curso não compromete o limite mensal do seu cartão.

Quero receber novidades do Grupo Ubique

Quero ser notificado(o) da publicação de artigos, lançamento de cursos e programas de bolsas de estudo e de associados ao Grupo Ubique!