Proposta do Programa de Idiomas para o CACD

Não há forma melhor de se preparar do que com exercícios que desenvolvem as competências específicas cobradas na prova! Veja por quê:

E se te dissermos que uma preparação pragmática para o concurso de diplomata deveria ignorar as habilidades conversacionais dos idiomas, como a compreensão auditiva e a fala?

A pergunta mais comum que ouvimos é: “eu preciso falar francês, inglês e espanhol fluentemente para passar no CACD?”.

Uma resposta curta que costumo dar é: “você não precisa nem falar! Aliás, nem deveria tentar, porque tentar desenvolver a fala das línguas estrangeiras, se seu foco é o CACD, é uma distração que rouba tempo e energia de outros fundamentos mais que são realmente exigidos para tornar-se diplomata!”.

As línguas, no contexto do CACD, são uma ferramenta para passar em uma prova resolvendo uma folha de papel. Pense nelas como uma linguagem de programação, por exemplo: elas transmitem informação, mas sem a complexidade da oralidade.

Infelizmente, muitos candidatos dedicam a maior parte de suas horas de estudo (e energia) direcionado aos idiomas estrangeiros ouvindo podcasts (em inglês/francês ou espanhol), vendo Netflix, fazendo listas de palavras fora de contexto, lendo materiais que não guardam pertinência com a prova, participando de aulas de conversação (pasme!), fazendo exercícios de gramática não aplicados ao desenvolvimento da escrita e ainda assistindo a aulas no idioma-alvo!

Veja bem: não é que nós não aprendemos nada com essas atividades. Elas não são inúteis, de modo algum. Pelo contrário! Se as dicas fossem para alguém que quer aprender um idioma lato sensu, talvez recomendássemos quase todos esses recursos acima. Eles se complementam e enriquecem, inclusive, sua bagagem cultural, além de preparar para circunstâncias genéricas em que se poderiam usar as línguas.

Foi o que fiz ao longo da vida, tendo estudado 5 idiomas estrangeiros, cada qual aprendido para um contexto diferente: ajustei o método de aprendizado para me tornar proficiente no contexto em que os utilizaria. Falo bem uns, escrevo bem em outros e em um deles apenas consigo ler. E isso é normal!

Se está lendo este texto, é porque quer se aprovado em uma prova concreta — especificamente a do concurso de diplomata. E esse certame tem exigências bem definidas, perfeitamente treináveis, que são as capacidades de traduzir e resumir. Essas competências também dependem, em alto grau, do domínio da gramática, da interpretação de textos e do conhecimento de vocabulário. As habilidades de fala e compreensão não são apenas inúteis, mas também uma distração!

Um programa eficiente e pragmático voltado para os idiomas deve seguir os preceitos acima: ele extirpa essas distrações da oralidade e concentra todo o esforço no desenvolvimento das competências específicas que são requeridas. Ele deve ser ancorado, subsidiariamente, no trabalho de desenvolvimento da gramática aplicada à escrita, da compreensão da leitura e de ampliação do vocabulário ativo.

O Grupo Ubique levou a ferro e fogo o princípio da especificidade e organizou, com um corpo de competentes especialistas, um programa extensivo de 6 meses — ao qual você terá acesso por 8 meses — voltado para os três idiomas cobrados no concurso para diplomata.

Se você quer aprender a falar inglês/francês/espanhol ou entender melhor os filmes a que assiste ou só precisa do conhecimento para a leitura em uma das línguas, nem perca seu tempo nem seu dinheiro! Estes cursos não são mesmo para você! Dizemos sinceramente. Se for o caso, por favor, nem desperdice seu tempo. O curso é apenas para quem quer passar no CACD e virar diplomata. Recomendam-se os cursos apenas para aqueles que querem seguir a trilha do pragmatismo, que busca não só encurtar o tempo de preparação — para que sobrem mais horas para as outras matérias — quanto preparar especificamente para o que é pedido na prova. Nem mais, nem menos.

Método e formato

O método é baseado na resolução de fichas de exercícios semanais que apresentam questões análogas ao que é cobrado na prova: são leituras que se seguem de um resumo e de uma tradução.

Aos módulos são agregadas tarefas de gramática e treino de vocabulário, que são, na medida do possível, incorporados aos próprios exercícios de resumo e tradução.

Depois de resolvidas as fichas, o candidato assiste à aula expositiva (gravada) do(a) professor(a) titular do idioma, que demonstra os possíveis caminhos de resolução das questões propostas e apresenta novas atividades de aprofundamento e expansão do conhecimentos.

As fichas são adequadas a todos os níveis de conhecimento:

  • Iniciante-Básico e
  • Intermediário-Avançado.

Conheça o professor e as professoras titulares dos seus cursos!

Saiba um pouco mais a respeito da experiência profissional, acadêmica e letiva de seus futuros parceiros na preparação para as provas de idiomas do concurso de diplomata:

Elisa Hickmann

Diplomata e Professora

Diplomata de carreira, a professora Elisa Hickmann é formada em Sociologia e Ciências Sociais e mestra em Teoria e História Literária pela Unicamp.

Atualmente está lotada na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, atuando na Coordenação-Geral de Negociações Comerciais Extrarregionais.

Igor Barca

Professor e Linguista

Igor Barca é licenciado em Letras—Língua Francesa pela UFRN e pela Université de Nantes. Leciona Francês e Inglês para o concurso de diplomata desde 2010 e já contribuiu para a aprovação de dezenas de diplomatas.

Cristina Corral Esteve

Professora e Linguista

Doutora em Linguística Geral pela Universidade de León (Espanha), a professora Cristina Corral Esteve acumula mais de vinte anos de experiência em ensino e pesquisa em línguas estrangeiras em diferentes países como Espanha, Chipre, Turquia ou Brasil, tanto no Instituto Cervantes quanto em diferentes universidades públicas e privadas.

Também tem participado em diferentes projetos internacionais relacionados com o ensino de línguas, tendo atuado como coordenadora, desenvolvedora e avaliadora de provas de competência em língua espanhola, incluindo o DELE.

Vídeos de apresentação.

Veja a seguir breves vídeos de apresentação dos cursos pelos professores titulares do programa de idiomas do Grupo Ubique:

Professora Cristina Corral, Espanhol.

Professor Igor Barca, Francês.

Professora Elisa Hickmann, Inglês.


O que este programa de idiomas tem de especial?

O método e as aulas do curso foram planejadas e estruturadas para te ajudar a:

  • Eliminar distrações!

    A fluência oral e a compreensão auditiva não são exigidas no concurso! Perde tempo e esforço quem privilegia atividades de estudo que fogem do que é cobrado na prova! Esqueça aulas de conversação e escuta de áudios!

  • Manter o foco!

    Você trabalha sobretudo as competências específicas que precisará demonstrar na prova: 1) leitura; 2) gramática; 3) vocabulário; 4) versão (tradução para o idioma-alvo); 5) resumo de textos; 6) tradução para o português (no curso de Inglês) e 7) técnica de redação (Inglês).

  • Estudar da forma como é cobrado na prova!

    Desenvolva, por meio de exercícios semanais, as 5 competências anteriores para lidar com os desafios bem concretos da prova: 1) a produção de uma versão no idioma-alvo; 2) o resumo de um texto; e, no caso de Inglês, 3) a redação de um texto dissertativo, 4) a tradução para o português e 5) a resolução de questões objetivas.

  • Tornar-se mais competitivo(a), pouco a pouco!

    Nada como a prática constante — um pouco a cada semana — para você tornar-se mais competitivo(a) à medida que a prova se aproxima. Os exercícios (e aulas) baseados nas competências de prova permitem que você aproveite ao máximo suas horas de estudo.

  • Promover o contato frequente com a língua!

    Nunca há um teto para nosso conhecimento dos idiomas! Candidato algum chega em um nível de conhecimento em que diz: "já sei a língua o suficiente para passar na prova!".

    Por isso, o candidato não deve almejar chegar a um dado nível de conhecimento dos idiomas — uma suposta linha de chegada — a partir da qual simplesmente para de estudar a língua. Por isso a necessidade de ter contato constante — até passar — com exercícios que promovem o desenvolvimento das competências cobradas.

  • Aprender colaborativamente!

    Os alunos dos cursos de idiomas do Grupo Ubique participam em comunidade online em que podem, como em um grupo de Facebook, partilhar informações, textos, sugestões de leitura, criar debates, etc.

    As dúvidas mais relevantes apresentadas nas comunidades serão abordadas e explicadas nas aulas expositivas gravadas pelos professores.

Faça já sua matrícula!

Torne-se mais competitivo(a) nos idiomas do CACD concentrando-se no que é cobrado na prova! Esqueça a oralidade dos idiomas: no CACD, ela é uma distração!

Esta opção fará a cobrança em uma parcela única. Para opções de pagamento facilitado, veja quadro abaixo.

Perguntas & Respostas

Veja a seguir se as perguntas listadas respondem suas eventuais dúvidas sobre o programa de idiomas. Caso contrário, entre em contato com o Grupo Ubique.

  • Quando começam os cursos? Como é o acesso às aulas e às fichas? Quantas horas de dedicação semanal devo aplicar nos estudos dos idiomas?

    As primeiras fichas de exercícios e aulas explicativas serão liberadas, duas por semana, a partir do dia 19 de setembro.

    O acesso às fichas e às aulas se dá pela própria estrutura do curso, uma vez realizada a matrícula. Todas as aulas ficarão gravadas e você pode voltar a assistir em qualquer momento dentro dos seis meses de acesso que terá ao curso.

    Espera-se do candidato a dedicação de 3-4 horas semanais (ficha + aula + estudos complementares) em cada idioma para melhor aproveitamento do programa.

  • Quais são as condições de pagamento? Posso dividir em parcelas?

    Sim! Você pode pagar o curso em várias parcelas. Veja as opções disponíveis na página de pagamento!

  • Sou iniciante absoluto! Este curso é para mim?

    Sim! Claro! As fichas semanais do candidato iniciante são diferentes daquelas criadas para os avançados. Elas buscam apresentar as noções elementares do idioma por meio de leituras mais simples, exercícios mais simples de tradução e tarefas de reconhecimento da estrutura, sintaxe, formação das palavras (sufixação e prefixação). Na medida do possível, as lições serão amparadas por exercícios adicionais de gramática à parte, que será recomendada pelo professor do curso.

  • Por que as aulas são dadas em português????

    Primeiro porque você não é avaliado pela sua compreensão auditiva. Segundo, se você não é perfeitamente fluente na compreensão auditiva, há chance de perder conteúdo passado pelo professor.

    Como dito no Guia de Reprovação da Praeterea, "a introdução da modalidade oral da língua, além de não ser objeto do concurso, atua como vetor de distrações, ou seja, desvia-nos do foco da aula, qual seja, a gramática, a ampliação de vocabulário, técnica de leitura ou escrita.

  • Terei simulados ao longo do curso?

    Sim. Para a primeira fase, haverá um simulado objetivo de inglês, com correção comentada pela professora. Às vésperas da segunda etapa, será organizado simulado de inglês e, antes da terceira etapa, serão montados simulados das provas de francês e espanhol (e dos demais idiomas).

    Não está prevista, contudo, a correção individualizada dos simulados. Na ocasião, os alunos que desejarem ter seus simulados corrigidos poderão contratar o serviço, que será disponibilizado à parte.

  • Posso fazer o curso de apenas um dos idiomas?

    Sim! Veja as opções disponíveis abaixo!

  • Estão previstas correções individualizadas das fichas de estudo?

    Nas aulas — que são gravadas e podem ser acessadas a qualquer momento —, serão realizadas as correções pomenorizadas da ficha de estudo que você já terá resolvido. As explicações dos professores sanarão as dúvidas mais comuns e frequentes dos alunos na resolução das fichas, bem como expandirá o entendimento do assunto, mostrando possíveis alternativas de respostas, explicando a gramática, técnicas de tradução e resumo, comentando vocabulário, etc.

    Suas dúvidas podem ser apresentadas na comunidade online do curso. Os professores buscarão responder as principais delas nas aulas gravadas.

    A contratação do serviço de correções individualizadas será oferecido à parte, com vagas reduzidas, dada a disponibilidade limitada dos professores e professoras do curso. Por isso, as correções individualizadas não foram contempladas neste momento do curso, justamente para permitir um valor mais acessível no seu lançamento. Mas não se preocupe: os alunos matriculados neste programa de idiomas terão prioridades de vagas para a contratação desse novo serviço, que será disponibilizado em breve.

  • Existe uma prova de nivelamento para eu saber que nível devo acompanhar?

    Não é necessário. Como dito, são dois modelos de fichas/aulas: um de nível de dificuldade básico/iniciante e um outro mais avançado. A matrícula já permite o acesso aos dois, ou seja, terá acesso às duas fichas e às duas aulas! Se você achar que as tarefas do nível básico estão muito fáceis, simplesmente passe a acompanhar os módulos intermediários/avançados e vice-versa. O curso de inglês, devido à maior complexidade das competências envolvidas nas fichas, conta com duas professoras titulares, uma para cada nível. As aulas do nível Iniciante/Básico estão sob a tutela da professora Natália Mesquita. Já as aulas do Intermediário/Avançado serão conduzidas pela diplomata e professora Elisa Hickmann.

  • Sou iniciante/básico. Um curso de 6 meses é suficiente para eu aprender tudo nos três idiomas?

    Sinceramente: diria que é quase impossível (para uma pessoa normal)! Considere, ainda, que você terá outras matérias e idiomas para estudar. O objetivo do curso não é dar a formação completa, mas proporcionar a melhor preparação possível (a mais pragmática) que você pode ter considerando o breve período. Por essa razão, recomenda-se que se faça o curso até passar na prova, umas vez que outros módulos de continuação e manutenção serão oferecidos futuramente. Preocupe-se, sobretudo, em tornar-se um pouco mais competitivo(a) a cada dia que passa, a cada aula a que assiste, a cada ficha que resolve. Como explicado na apresentação do curso, não existe um limite, um teto para seu nível de conhecimento nos idiomas: seu conteúdo não está descrito no edital, diferentemente das outras matérias. Domine as competências cobradas em prova por meio de exercícios que replicam situações em que são elas serão de fato avaliada. Acumule tempo de contato com os idiomas. Fazendo isso, o resultado positivo é inevitável.

LEIA TUDO!

Veja seus benefícios ao se matricular neste programa:

  • Você terá acesso ao curso por 8 meses! O curso é extensivo, em 28 aulas por nível (6 meses)!

  • Método baseado na resolução de fichas semanais de exercícios que desenvolvem as competências exatas cobradas pela prova: resumo, técnicas e temas para prática de redação (Inglês), tradução (principais) e gramática, leitura e vocabulário (subsidiárias)!

  • Aulas expositivas de resolução comentada das fichas de estudo e explicação dos principais pontos de gramática, vocabulário.

  • Plantão de dúvidas mensal ao vivo com os professores dos cursos, para tirar dúvidas sobre os principais pontos trabalhados no mês.

  • Acesso a uma comunidade online de alunos do curso, em que você pode apresentar dúvidas, que serão consideradas pelos professores nas gravações de aula, além de trocar ideias, compartilhamento de textos, etc.

  • Aulas que apresentam dicas, técnicas e ferramentas que vão ajudar a aprender melhor os idiomas: sites recomendados, plataformas de flashcards, gramáticas recomendadas, etc.

  • Um programa que não perde tempo nem energia com distrações que não são cobradas na prova, como conversação, fonética e compreensão auditiva.

Quer ver como ficou nosso fascículo semanal?

Veja um exemplo de fascículo do curso de Língua Francesa. :

Coleção completa: opções de pagamento

Veja as opções de pagamento da coleção dos 3 idiomas, à qual você terá acesso por 8 meses aos 6 meses de curso dos dois níveis (iniciante/básico e intermediário/avançado).

Precisa de um prazo maior que 6 parcelas?

Caso precise parcelar o pagamento da coleção completa em mais de 6 parcelas, veja as opções de pagamento pelo PagSeguro, com juros:

Quero me cadastrar para receber novidades do Grupo Ubique!

Clique no botão abaixo para deixar seu e-mail e receber notificações sobre cursos, eventos, promoções, transmissões e artigos do Grupo Ubique!

Assista às entrevistas com os professores!

Reveja a série de entrevistas conduzidas pelo diplomata Marcílio Falcão, que conversou com os professores titulares dos cursos sobre as particularidades do estudo de cada idioma cobrado no concurso de diplomata:

Girl in a jacket

Girl in a jacket  
Girl in a jacket   Girl in a jacket